Tempo seco: cuidados básicos para evitar doenças respiratórias
26 MAI 2011 • POR • 17h14
Hidratação, ambiente e alimentação. Uma combinação responsável por ajudar na prevenção de doenças. O cuidado dever ser maior com os baixinhos. O pediatra Alberto Jorge Costa explica o passo a passo para a prevenção. “Primeiramente é preciso hidratar as crianças com bastante líquido. Depois, cuidar do ambiente. Evitar poeira, pêlo, cheiro e fumaça. Manter a alimentação o mais natural possível e não esquecer de utilizar o soro fisiológico com freqüência”, frisa.
De acordo ainda com o médico, os cuidados se estendem também para os adultos. Ele recomenda umidificar sempre o ambiente, seja com umidificador industrial ou o improvisado em casa, como: bacia de água ou toalha molhada.
Roselene Franco, mãe do João Vitor, de um ano e quatro meses conta que o cuidado é redobrado nessa época. “O tempo está muito seco e nessa idade a atenção tem que ser maior. Uso o soro fisiológico toda hora, dou bastante liquido para o João e à noite ligo o umidificador e ainda coloco uma toalha molhada na cabeceira do berço”.
Uma simples mudança de hábito pode fazer a diferença nesta época do ano em que as infecções e doenças respiratórias aparecem com mais frequencia.
Karla Lyara