Focos de queimada e estiagem deixam bombeiros em alerta
26 MAI 2011 • POR • 19h37Estiagem
Os 25 dias sem chuvas na Capital e na maioria do Estado marcam o início de mais um período de seca, e como nos anos anteriores, não tem época certa para começar e nem previsão de duração. Por enquanto, a corporação dos bombeiros ainda está relativamente tranquila com as solicitações desses primeiros dias de seca. “Nossos quartéis ainda estão suprindo bem a necessidade em relação às solicitações ligadas ao tempo seco, os próximos meses que teremos noção se vamos precisar de guarnições extras”, comenta o Major do Corpo de Bombeiros Francismar Vieira da Costa.
O Major Francismar explicou que caso as solicitações se intensifiquem, a estratégia da corporação é convocar reforço de departamentos administrativos. Ainda lembrou que os acontecimentos climáticos são totalmente imprevisíveis e que é difícil traçar qualquer expectativa sobre o tempo seco neste ano.
Meteorologia
Até mesmo profissionais da meteorologia evitam expectativas e comparações com anos anteriores de tão imprevisível que é o tempo. “No mês de junho a seca deve se intensificar junto com o frio, e será o momento em que, não só os bombeiros deverão estar alerta, mas todo mundo”, avisa o meteorologista Natálio Abrão.
Natálio também lembrou que até o mês passado (abril) choveu muito e agora em maio choveu 15 vezes menos do esperado.
Helton Verão