Cine clube faz exibição de produção do cinema mudo neste sábado

27 MAI 2011 • POR • 22h50

 O Cine Clube Corumbella, projeto desenvolvido pelo Muhpan (Museu da História do Pantanal), exibirá neste sábado, 28 de maio, o filme "Luzes da Cidade", dirigido e estrelado por Charles Chaplin. A produção, de 1931, foi escolhida em votação no blog do cine clube (www.cineclubecorumbellamuhpan.blogspot.com) e concorreu com a produção brasileira Limite, de Mário Peixoto, também de 1931, e Metropolis, de Fritz Lang, de 1927.

 As sessões, que ocorrem em sábados alternados, começam às 16 horas, com entrada franca. Nesta sessão, o cinema mudo, que é a primeira manifestação da sétima arte, foi escolhido para brindar os cine clubistas que, ao final das exibições, promovem um bate-papo sobre as impressões causadas pelo filme projetado.
Sinopse

 Luzes da Cidade começa com uma espetacular afronta à pompa e circunstância e acaba com uma das imagens mais famosas de toda a história do cinema. Do principio ao fim, o eco nos corações e as gargalhadas sentidas dos seus espectadores fez com que fosse escolhido em 1998 para integrar a lista dos 100 Melhores Filmes Americanos de sempre elaborada pelo American Film Institute.

 Os filmes sonoros já dominavam o cinema quando Charlie Chaplin decidiu desafiar as convenções e realizar um novo filme mudo, deixando apenas a música e os efeitos sonoros. A história, que narra a tentativa do Vagabundo para encontrar o dinheiro necessário para uma operação que iria restituir a vista a uma jovem vendedora de flores cega, é repleta de emoções fortes e situações hilariantes.

 O Vagabundo transforma-se num home do lixo, num boxeur, num falso rico, e no salvador de um milionário com intentos suicidas. Não precisará de vozes para compreender a sua mensagem mesmo nos nossos dias. O Amor é cego.

 

Ceyd Moreles/Fonte: Diário Oline