Após gesto nazista, croata é suspenso por 10 jogos e está fora do Mundial

17 DEZ 2013 • POR Louise Lins/Terra • 14h54
Simunic está fora do Mundial 2014 Foto: Getty Images

O jogador croata Josip Simunic foi suspenso pela Fifa por dez partidas oficiais após ter sido julgado por gestos considerados nazistas no jogo contra a Islândia. Com isso, o atleta está fora da disputa da Copa do Mundo de 2014.

A Croácia será o adversário de estreia da Seleção Brasileira na competição, em confronto marcado para a Arena Corinthians, em São Paulo. A suspensão de Simunic tira o jogador do duelo contra o Brasil. Os dois times estão no Grupo A.

Josip Simunic recebeu a punição depois de ir comemorar com a torcida croata a classificação de sua seleção para o Mundial. Em jogo realizado em Zagreb, o defensor exibiu comportamento considerado discriminatório pela Fifa.

Para o Comitê da entidade, o atleta gritou uma saudação croata que foi usada durante a Segunda Guerra Mundial pelo movimento fascista Ustase. Para a Fifa, o gesto ofendeu a dignidade de pessoas relacionadas e violou artigo 58 do Código Disciplinar.

A punição entra em vigor justamente na estreia da Croácia no Mundial do ano que vem, que será realizado no Brasil durante os meses de junho e julho.