Comissão de Agricultura debate regularização fundiária.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta sexta-feira (9) sobre regularização fundiária.

9 ABR 2021 • POR Agência Câmara de Notícias • 08h30

O pedido para realização do debate é do deputado Marcon (PT-RS).

Assista ao vivo

O Projeto de Lei 2633/20,  sobre regularização fundiária, estabelece critérios para a legalização de imóveis da União, incluindo assentamentos; e está entre as prioridades do governo federal encaminhadas no início do ano ao Congresso.

A proposta também é defendida pela Frente Parlamentar da Agropecuária, pois garante acesso a crédito por pequenos produtores não regularizados. A Frente Parlamentar Ambientalista, por outro lado, é contrária ao projeto pois afirma que anistia desmatamentos e promove destruição de florestas.

Foram convidados para discutir o assunto na audiência pública:

o relator do PL 2633/20, deputado Bosco Saraiva (Solidariedade-AM); o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Henrique Kohlmann Schwanke; o presidente do Incra, Geraldo José da Camara Ferreira de Melo Filho; o superintendente Regional do Incra no estado do Acre, Sérgio Antônio Pereira Bayum; o consultor de política agrícola da Aprosoja/MT Thiago Bras Rocha; o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Girolamo Domenico Treccani; a pesquisadora do Imazon Brenda Brito; e a coordenadora do Programa Cerrado Organização Terra de Direitos, Maira de Souza Moreira.

O debate ocorre no plenário 6, a partir das 9 horas.