COM TODAS AS DOSES DISPONÍVEIS, CAMPANHA MULTIVACINAÇÃO ACONTECE NAS 72 UNIDADES

As 72 unidades de saúde de Campo Grande estão preparadas para aplicar todas as doses dos imunizantes preconizados pelo Ministério da Saúde durante a campanha multivacinação que acontece até o dia 09 de setembro.

11 AGO 2022 • POR PMCG • 14h24

 Estão disponíveis também o reforço contra a Poliomielite e as vacinas contra a gripe e Covid-19. 

A campanha de multivacinação tem como público as crianças e adolescentes de até 14 anos de idade, e tem como objetivo a atualização da caderneta de vacinação deste grupo da população. Ao todo são 18 imunizantes sendo disponibilizados, todos já fazem parte o calendário de rotina e devem ser aplicados ao longo da vida destas crianças e adolescentes. 

Outra campanha que está acontecendo no momento, é a de prevenção à poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil. Esta dose é o reforço à vacina que é aplicada em três doses antes do primeiro ano da criança, e todos que têm entre 1 e 4 anos devem ser imunizados, indiscriminadamente. 

Estas campanhas têm o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população, e evitar que doenças que já estão extintas ou têm pouca circulação no território nacional, como é o caso da poliomielite, que não é registrado nenhum novo caso desde 1990, contudo, com a baixa adesão à vacina, há o risco de voltar a ser registrada. 

Covid-19 e Influenza  

Os imunizantes que protegem contra a gripe e a Covid-19, também seguem disponíveis. Estes para toda a população, não somente para as crianças. Quem ainda não recebeu nenhuma dose do imunizante da Covid-19 e tem três anos ou mais deve procurar uma das unidades de saúde referenciadas para receber a vacina. 

A segunda dose está disponível para quem já cumpriu o intervalo entre doses preconizado pelo fabricante da vacina. O primeiro reforço, ou terceira dose para a maioria dos imunizantes, pode ser aplicado em toda a população a partir de 12 anos que tenha concluído o esquema vacinal há pelo menos quatro meses. 

Quem já está com o primeiro reforço e possui 35 anos ou mais, ou é trabalhador da saúde, ou tem algum imunocomprometimento grave e tem a partir de 18 anos de idade, e também já tem 4 meses ou mais da última dose, já pode receber o segundo reforço. 

A vacina da Influenza está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade. Esse imunizante, assim como a da Covid-19, pode ser aplicado simultaneamente a todas as doses da campanha multivacinação e a da poliomielite.