Menu
Busca quinta, 20 de agosto de 2026
Economia

Preço de passagens aéreas é o menor desde 2002, diz Anac

9 setembro 2011 - 15h31 Por Markito

O preço das passagens aéreas vendidas no Brasil entre julho do ano passado e junho de 2011 foram os mais baixos da série histórica iniciada em 2002, quando comparados aos mesmos meses dos anos anteriores. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Segundo o levantamento, em junho deste ano, o yield doméstico (valor médio pago por passageiro por quilômetro voado) atingiu cerca de R$ 0,34, redução aproximada de 14,56% em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com junho de 2002, a queda é de 47%.

Já a tarifa aérea média (valor médio pago pelo passageiro por uma viagem aérea em território brasileiro) foi de R$ 271,37 em junho de 2011. Apesar de apresentar um pequeno aumento de 1,97% em relação a junho de 2010, em relação a junho de 2002, caiu 33,40%.

De acordo com a Anac, os valores são calculados com base nos dados das tarifas comercializadas pelas empresas aéreas, mensalmente registradas na Anac, e atualizados pelo IPCA, principal índice de preços do país.

"São considerados os dados dos bilhetes de passagem do transporte aéreo doméstico regular de passageiros, comercializados junto ao público em geral, independentemente de escalas ou conexões", informa.

São desconsiderados os bilhetes oferecidos gratuitamente, decorrentes de programas de fidelização (milhas), vinculados a pacotes turísticos ou a tarifas corporativas, tarifas diferenciadas oferecidas a empregados e tarifas diferenciadas de crianças.

Karla Lyara/Fonte: Folha

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: