Menu
Busca quarta, 19 de agosto de 2026
Economia

IPI para motos vai aumentar em setembro

2 junho 2012 - 14h30 Por Markito

pós reduzir o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) para carros, o governo brasileiro anunciou que vai aumentar a mesma alíquota para motos importadas ou produzidas fora da Zona Franca de Manaus. Anteriormente era cobrado 15% de tributo para modelos de até 50 cc e 25% para os demais, agora a taxa será de 35% independente da cilindrada.

Essa nova medida começa a valer a partir do dia 1 º de setembro e não tem data para deixar de vigorar. Segundo a Receita Federal, esse aumento deve gerar cerca de R$ 121.890.000 aos cofres públicos por ano.

Além disso, produtos como ar-condicionado e micro-ondas importados ou produzidos fora da Zona Franca de Manaus sofrerão o mesmo aumento (de 35% de IPI). Isso sem falar das bebidas frias – cervejas, refrigerantes, água, entre outros – que também terão aumento de aproximadamente 2,85%.

Mariana Anjos / Com Informações Nova Notícias

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: