Menu
Busca sábado, 15 de agosto de 2026
Economia

Economistas preveem inflação menor em 2013 e maior em 2014

25 novembro 2013 - 07h26 Por Louíse Lins/Terra

Os economistas preveem uma inflação ligeiramente menor para este ano, mas um pouco maior para 2014, de acordo com o relatório Focus do Banco Central (BC) divulgado nesta segunda-feira. O mercado estima que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, passe de 5,84% para 5,82% em 2013. Para 2014, a perspectiva é que o índice passe de 5,91% para 5,92%.

O Produto Interno Bruto (PIB) de 2013 deve ficar em 2,50%, estável em relação à última projeção. Em 2014, a estimativa é que o crescimento da economia fique estável em 2,10%. Os economistas mantiveram a perspectiva de que a taxa básica de juros (Selic) deverá ser elevada em 0,5 ponto percentual nesta semana, encerrando o ano a 10%, mas passaram a ver um aperto monetário maior em 2014.

Para o ano que vem as projeções mostram expectativa de que a Selic encerre a 10,5%, ante 10,25% na semana anterior. Em relação à inflação, os economistas fizeram um pequeno ajuste para baixo da projeção para 2013 a 5,82%, ante 5,84% na pesquisa anterior. Já a perspectiva para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano foi mantida em 2,5%.

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: