Menu
Busca sexta, 20 de junho de 2025

Aneel afirma que, desde 2002, preço da luz para maioria das residências subiu menos que a inflação

02 maio 2011 - 19h26

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou hoje (2) que, nos últimos nove anos, 70,9% dos consumidores residenciais do país tiveram reajuste das tarifas de energia elétrica inferior à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado no período.


Segundo a Aneel, de agosto de 2002 a abril deste ano, para 28,35% das unidades consumidoras residenciais, a correção acumulada das tarifas superou a variação do IPCA, mas foi inferior ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getulio Vargas (FGV), no mesmo período. Para 0,72% das residência, a atualização tarifária do período superou o IGP-M.


As tarifas de energia são submetidas a dois processos regulares de atualização: o reajuste anual, que geralmente é concedido na data de aniversário dos contratos de concessão, e a revisão periódica, feita, em média, a cada quatro anos. Também é prevista a possibilidade de revisão extraordinária, se algum evento imprevisível afetar o equilíbrio econômico da concessionária.


Agência Brasil

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com recursos estaduais, Paranhos vai pavimentar vias públicas e qualificar infraestrutura urbana
Cobertura completa: MS terá rede de meteorologia com 70 estações, fortalecendo produção local
MS ao Vivo: forró de João Gomes será a atração de 13 de julho no Parque das Nações Indígenas
Inscrições do IV Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS terminam no dia 4 de julho