As taxas de juros para empresas e famílias subiram em julho, de acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados nesta terça-feira (26). A taxa de juros para as famílias subiu 0,2 ponto percentual, de junho para julho, e ficou em 43,2% ao ano. Para as empresas, a alta chegou a 0,5 ponto percentual, com taxa em 23,1% ao ano.
A inadimplência (atrasos superiores a 90 dias) subiu 0,1 ponto percentual tanto para empresas (3,5%) quanto para as famílias (6,6%). Esses dados são do crédito com recursos livres, em que os bancos têm autonomia para aplicar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros.
No caso do direcionado (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados basicamente aos setores habitacional, rural e de infraestrutura), a taxa de juros para as empresas subiu 0,3 ponto percentual e 0,5 ponto percentual para as famílias e ficou 8,2% ao ano, tanto para pessoas físicas quanto para as jurídicas. A inadimplência ficou estável em 0,5% para as empresas e em 1,7% para as famílias.
O saldo das operações de crédito do sistema financeiro chegou a R$ 2,835 trilhões em julho, com alta de 0,2% no mês e 11,4% em 12 meses. Esse valor correspondeu a 56,1% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Houve redução em relação a junho de 0,2 ponto percentual.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Obras do Governo de MS

Em Três Lagoas, Caravana da Castração inicia segunda etapa com formação técnica para municípios

Trabalho de busca ativa em Mato Grosso do Sul inclui mais de 4 mil pessoas no programa Mais Social
