Menu
Busca terça, 25 de junho de 2024

Psicólogo da Capital em congresso Nacional

21 janeiro 2012 - 12h07

Gilberto Mattje apontou ferramentas que minimizam a violência e bullying nas escolas


O primeiro dia do XXIII Congresso da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj), em Brasília, foi marcado pela participação do psicólogo e especialista em Psicanálise, Gilberto Mattje, representante do Mato Grosso do Sul. Ele ministrou uma palestra com o tema: “Etiologias psicológicas das diferentes formas de violência entre os jovens”. O evento, que iniciou hoje segue até amanhã, dia 21.


Com uma participação bastante positiva, magistrados de todo o Brasil se mantiveram atentos durante toda a explicação do psicólogo. Após a palestra houve ainda um debate entre os magistrados e profissionais da área. Mattje ficou conhecido nacionalmente por sua obra "Tosco", publicada pela Editora Alvorada, e aplicada como forma de minimizar a violência e bullying em toda a rede de ensino municipal de Campo Grande/MS, projeto que, a partir desse ano, será ampliado para toda a rede estadual.


Gilberto ressaltou ainda a importância desse tipo de evento no enfrentamento à violência entre os jovens, principalmente nas escolas, onde eles se concentram. "Tivemos a oportunidade de debater com juízes e desembargadores um problema recorrente entre os jovens, e isso é importante pois é preciso cada vez que a justiça acompanhe as mudanças de comportamento que os jovens vem sofrendo, com cada vez mais acesso à redes de informação e mudanças de hábitos, tornando-se efetiva e competente. Precisamos de profissionais especializados para tratar a infância e juventude em todas as esferas", defende o especialista.


O Congresso


Durante o evento são abordados temas importantes relacionados à infância e troca de experiência entre os profissionais da área. Está prevista na programação de amanhã a eleição da nova diretoria da associação para o próximo biênio. Além de Gilberto Mattje, palestraram o juiz João Batista Costa Saraiva, juiz auxiliar Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, juiz José Antônio Daltoé Cezar, desembargador Guaraci de Campos Vianna e desembargador Nelson Calandra.


Helton Verão/Com informações da assessoria

Deixe seu Comentário

Leia Também

Lei: Semana de Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita é instituída em MS
Semana começa com Funtrab oferecendo 4,4 mil vagas de emprego em todo o Mato Grosso do Sul
Em projeto para "60+" apoiado pelo Governo de MS,
Bombeiros combatem incêndios florestais perto da Estrada Parque e em Porto Murtinho