Menu
Busca segunda, 24 de agosto de 2026
Esporte

Bernardinho define time para a reta final da Liga Mundial

20 junho 2011 - 04h12 Por Markito

A Seleção Brasileira viaja hoje (20) para os Estados Unidos, casa dos seus próximos adversários da Liga Mundial de Vôlei. O time precisa de mais duas vitórias nos próximos quatro jogos -dois contra os americanos e dois contra os poloneses- para chegar à final. O técnico Bernardinho já definiu os 14 jogadores que vão participar desses confrontos no exterior e possivelmente da fase final, de 6 a 10 de julho, na Polônia.

Uma das dúvidas era entre os opostos. Bernardinho optou por Leandro Vissotto e Théo. Wallace, o maior pontuador da última Superliga, ficou fora do grupo. Théo foi bem no Campeonato Mundial da Itália, no ano passado: nos jogos em que Vissotto vacilou, ele entrou e segurou a onda. Ganhou a confiança do técnico. Além disso, tem bom bloqueio. Já Wallace certamente terá outras chances, mesmo porque é um atacante com muitos recursos.

O outro dilema era entre os ponteiros: ele preferiu levar Thiago Alves e deixar João Paulo Tavares. A vantagem de João Paulo é ser mais versátil: joga tanto na ponta como na saída de rede. Mas o técnico acabou escolhendo o Thiago por apresentar boa forma e principalmente por não ter certeza de como Dante vai estar. Ele ainda não estreou na Liga por causa de uma inflamação no joelho, mas vai viajar com o grupo. A previsão é que Dante se recupere e se estiver bem deve ser o titular ao lado do Murilo. Caso tenha algum problema, Thiago é uma melhor opção no banco. Segura melhor a onda na recepção que o João Paulo Tavares.

Os 14 jogadores relacionados são os seguintes: os levantadores Bruno e Marlon; os centrais Lucas, Rodrigão e Sidão; os opostos Vissotto e Théo; os ponteiros Murilo, Giba, João Paulo Bravo, Dante e Thiago Alves; e os líberos Serginho e Mário Júnior.

Contra Porto Rico, o lanterninha da chave, o Brasil cumpriu sua missão. Venceu os dois jogos por 3 sets a 0. No segundo confronto, disputado neste domingo, a seleção conseguiu acertar o fundamento mais falho dos últimos jogos: o saque. Fez seis pontos nesse fundamento. Mostrou também muitas variações de saque e complicou a recepção adversária. Um dos destaques foi o Giba, o maior pontuador do jogo com 11 pontos. O primeiro set foi perfeito, 25 a 10, nas duas parciais seguintes (25/20 e 25/20), o ritmo caiu. Um dos motivos foi que o técnico Bernardinho aproveitou para colocar todos os jogadores em quadra. Precisava dar ritmo aos atletas e definir os 14 jogadores que seguem nesta segunda-feira.

A seleção brasileira tem o histórico de crescer ao longo das competições. A expectativa é que o time erre menos e ganhe mais regularidade na reta final da Liga Mundial. A seleção americana, a única que conseguiu vencer o Brasil nesta temporada, perdeu um dos jogos para a Polônia neste fim de semana. Com isso, o time do técnico Bernardinho ampliou a liderança na chave. Tem 21 pontos, 7 vitórias e 1 derrota contra 15 pontos dos Estados Unidos, que somam 5 vitórias e 3 derrotas. A Polônia, a terceira colocada da chave, já está classificada por ser a sede da fase final, mas está com 12 pontos, 4 vitórias e 4 derrotas.

Se vencer os dois jogos contra os americanos, o Brasil já garante a vaga. Vai ser difícil. Os Estados Unidos erram pouco e são muito disciplinados taticamente. Se o Brasil acertar o saque e o Vissotto for mais regular, o time ganha.

 

Camila Bertagnolli/Fonte: Folha.com

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: