Menu
Busca sexta, 21 de agosto de 2026
Esporte

Fifa assina contratos para usar a tecnologia na linha do gol

27 novembro 2012 - 11h48 Por Ana Paula Duarte/ Fonte: Agência EFE

A Fifa anunciou nesta terça-feira a assinatura de contratos com duas empresas que serão responsáveis pelo uso pioneiro da tecnologia para detectar se a bola entrou no gol. A experiência será feita durante o Mundial de Clubes, que acontecerá entre os dias 6 e 16 de dezembro, no Japão, e terá a participação do Corinthians.

A próxima fase do processo, após o acordo com as empresas Hawk-Eye e Fraunhofer, serão os testes de instalação. A tarefa está entregue aos Laboratórios Federais da Suíça para Tecnologia e Ciência de Materiais (Empa). A Fifa avisa que só pretende autorizar o uso da tecnologia nas oito partidas do Mundial depois que o funcionamento perfeito de ambos os dispositivos - uma empresa usa câmeras e outra, um chip na bola - estiver garantido pela entidade suíça.

De acordo com a Fifa, o avanço tecnológico não muda uma aspecto essencial do jogo: o árbitro terá sempre a última palavra em relação a qualquer decisão tomada durante um jogo. "Apesar do auxílio da tecnologia, o árbitro continuará tendo total autonomia para tomar qualquer decisão durante a partida, de acordo com o item número 5 das regras do jogo.O uso da tecnologia da linha do gol representará um auxílio adicional para a tomada de decisões", ressaltou a entidade em comunicado.

A Fifa explicou ainda que cada uma das tecnologias testadas equipará um dos estádios do Mundial de Clubes. No Estádio Internacional de Yokohama, onde acontece a grande final, no dia 16, será usado o sistema de chip, fornecido pela Fraunhofer. No Estádio de Toyota, a Hawk-Eye instalará sua tecnologia baseada em câmeras.

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: