O técnico do Corinthians, Tite, foi avisado na tarde desta quinta-feira, em reunião com a diretoria do clube, que não terá seu contrato renovado para a temporada de 2014.
O acordo da equipe com o treinador é válido até o fim de 2013. O presidente do clube, Mário Gobbi comanda pessoalmente as negociações com o técnico Mano Menezes.
Se Mano for contratado, pode acontecer um racha entre Gobbi e o grupo formado por Roberto de Andrade, diretor de futebol, Duilio Monteiro Alves, diretor adjunto, e Edu Gaspar, gerente. O Corinthians já tinha feito uma proposta amigável para Tite sair do clube depois da eliminação da equipe na Copa do Brasil, diante do Grêmio, no fim de outubro. Só que o treinador não aceitou e indicou que só sairia do clube naquele momento se fosse demitido.
De acordo com pessoas próximas ao treinador, ele tinha a intenção de permanecer no clube no próximo ano.
O clube chinês Shandong Luneng, do Vagner Love, já chegou a sondar a contratação do treinador e o de outros membros da comissão técnica corintiana.
Tite foi contratado pelo Corinthians em outubro de 2010. Na oportunidade, estreou com vitória sobre o Palmeiras e conseguiu classificar o time para a Libertadores-2011. No entanto, o time foi eliminado na pré-Libertadores pelo colombiano Tolima. Logo após a eliminação, Andrés Sanchez, presidente do time na época, assegurou a permanência do treinador apesar da pressão de torcedores.
Tite sobreviveu a primeira crise e depois levou o clube aos títulos do Brasileiro-2011, da inédita Libertadores e do Mundial de Clubes, ambos em 2012.
Ainda neste ano, conquistou o Paulista, mas o time foi eliminado pelo Boca Juniors nas oitavas de final da Libertadores.
Essa está sendo a segunda passagem de Tite pelo Corinthians. A primeira foi em 2004, quando ele deixou o São Caetano para assumir a clube em uma situação delicada no Campeonato Brasileiro.
Na oportunidade, o time do Parque São Jorge foi o quinto colocado e se classificou para a Sul-Americana.
Apesar do bom resultado, a permanência do treinador em 2005 ainda era incerta, pois a MSI, do iraniano Kia Joorabchian, que negociava uma parceria com o clube, relutava em renovar com o gaúcho.
Tite permaneceu até fim de fevereiro de 2005, mas após atritos frequentes com a diretoria da MSI, o treinador foi demitido para a chegada de Daniel Passarela.
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS