A Portuguesa não tem mais instâncias na Justiça Desportiva brasileira para continuar na primeira divisão. O Tribunal Pleno, última instância no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), decidiu por unanimidade (oito votos a zero) pela perda de quatro pontos da Lusa, rebaixando o clube para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro e mantendo o Fluminense na Série A.
Além da perda de pontos, que fez a Portuguesa cair para 44 (atrás dos 46 do Fluminense, portanto), o clube paulistano terá de arcar com uma multa de R$ 1 mil. A pena foi em função da utilização do meia Héverton no segundo tempo do empate sem gols com o Grêmio, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Dois dias antes, ele havia sido suspenso pelo STJD.
Assim como aconteceu com a Portuguesa, o Flamengo teve negado, nesta sexta-feira, pelo STJD o recurso contra a perda de quatro pontos pela escalação irregular do lateral André Santos contra o Cruzeiro, na última rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogador foi expulso na final da Copa do Brasil, e deveria ter cumprido sua pena na partida subsequente ao julgamento de qualquer outra competição da CBF. Com a punição, o Flamengo termina o Brasileiro em 16º lugar, com 45 pontos, atrás do Fluminense, em 15º, com 46. O Fla se livrou do rebaixamento graças à punição a Portugues
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS