A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nessa quarta-feira (6) o calendário do futebol brasileiro para a temporada 2015. A principal diferença em relação ao cronograma anterior é a destinação de 25 dias para a pré-temporada dos clubes, menos do que os 30 dias pedidos, com os Estaduais começando em 1° de fevereiro, tendo, em alguns casos, duas datas a menos que em 2014 (redução de 21 para 19 dias).
Os Estaduais da Região Nordeste serão ainda menores, com 12 datas, por conta da disputa simultânea da Copa Nordeste. Algo semelhante vai acontecer nos campeonatos dos estados das regiões Centro-Oeste e Norte, que terão 15 datas porque contam com a realização da Copa Verde no Mato Grosso.
A CBF ainda definiu que não haverá rodada da Série A do Campeonato Brasileiro em dias de jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, uma das cobranças dos clubes. O mesmo não ocorrerá, no entanto, com a Copa América, que será disputada de 11 de junho a 4 de julho no Chile: times que tiverem jogadores convocados devem perdê-los por cinco rodadas. Há ainda cinco datas reservadas pela Fifa em que os clubes serão obrigados a liberar jogadores, duas delas em novembro, na reta final do Brasileiro.
Veja as datas
Estaduais: De 1 de fevereiro a 3 de maio
Copa do Nordeste: de 4 de fevereiro a 29 de abril
Copa Libertadores: de 11 de fevereiro a 27 de maio, e de 15 de julho a 5 de agosto
Copa Verde: De 8 de fevereiro a 6 de maio
Copa do Brasil: de 25 de fevereiro a 27 de maio e de 15 de julho a 25 de novembro
Brasileirão Série A: De 10 de maio a 6 de dezembro
Brasileirão Série B: De 9 de maio a 28 de novembro
Brasileirão Série C: De 17 de maio a 22 de novembro
Brasileirão Série D: De 12 de julho a 15 de novembro
Copa Sul-Americana: 19 de agosto a 9 de dezembro
Mundial de Clubes: 9 de dezembro a 19 de dezembro