Menu
Busca domingo, 16 de agosto de 2026
Geral

Universidades públicas têm as maiores taxas de aprovação no Exame da OAB

16 fevereiro 2014 - 12h30 Por Ana Paula Duarte/ Fonte: Veja

As universidades públicas do país tiveram as melhores taxas de aprovação nas últimas provas do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), obrigatório para bacharéis em direito que queiram se tornar advogados. O ranking divulgado nesta quinta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra as dez instituições que conseguiram aprovar mais candidatos.

Os cursos de direito da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto e em São Paulo dividem o topo da lista com o curso oferecido pela Universidade Federal de Viçosa, de Minas Gerais. As três tiveram índice de aprovação superior a 70%.

O Exame de Ordem é uma das provas com maior taxa de reprovação do país. Na décima edição, 124.923 estavam inscritos e apenas 33.954 foram aprovados — 27,1% do total. No exame anterior, a aprovação foi de apenas 10,6%, a mais baixa da história. Para definir o ranking, a FGV utilizou como base a taxa de aprovação média dos candidatos na oitava, nona e décima edições do exame, realizadas entre 2012 e 2013. Foram consideradas apenas as universidades que tiveram mais de 30 candidatos inscritos.

Com exceção da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), ambas da região Nordeste, as demais se concentram nas regiões Sul e Sudeste. Ainda segundo o levantamento, oito das dez melhores possuem o Selo OAB de Qualidade referente a 2011, que analisa se as instituições cumprem critérios de excelência e regularidade no desempenho dos cursos sugeridos pela Ordem.

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: