Menu
Busca domingo, 19 de maio de 2024

Pesquisa coloca OAB com 72% de confiança

26 julho 2014 - 21h35Por Mariana Rodrigues/Informações OAB-MS

 O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil divulga a pesquisa na íntegra realizada pelo Datafolha que entrevistou 2.126 pessoas em 134 municípios do País, durante o mês de junho de 2014. A OAB é a instituição com maior credibilidade entre aqueles que a conhecem, com 72% de confiabilidade. 

Para o presidente da Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Júlio Cesar Souza Rodrigues, “o resultado é reflexo do empenho da instituição na luta incansável pelo fortalecimento da democracia, pela defesa da Constituição, em favor de toda sociedade”, diz Júlio Cesar. A pesquisa mostra que a população brasileira apoia as reivindicações da OAB. A maioria absoluta dos entrevistados considera importantes as principais ações da OAB como a Campanha por Eleições Limpas, com apoio de 88% dos entrevistados, a luta por maior rapidez da justiça e melhoria dos cursos de direito. 

Para a classe advocatícia, Júlio Cesar cita inúmeras ações como a Caravana das Prerrogativas, a Campanha OAB/MS na Luta por Honorários Advocatícios mais Justos e a atuação direta contra tentativas de aviltamento das verbas devidas aos advogados.

Júlio Cesar ressaltou ainda a atuação do presidente do CFOAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. “À frente da instituição que reúne 900 mil profissionais, o bâtonnier da Advocacia Brasileira tem feito uma gestão com mãos firmes e atenta às demandas da sociedade e dos advogados”, enaltece Júlio Cesar. Em Mato Grosso do Sul, a OAB/MS teve atuação direta na interdição das “jaulas” construídas para abrigar presos em delegacia de MS, nas vistorias nas unidades prisionais da Capital e interior para constatação das condições a que são submetidas os detentos, campanha Eleições Limpas, que mantém um canal de denúncias de crimes eleitorais, e o movimento contra a violência à mulher.

Dentre os temas de interesse da sociedade civil pesquisados, o fim do investimento privado de campanhas, proposto pelo Conselho Federal da OAB na ADI nº 4650, tem a aprovação de 71% dos brasileiros. Sobre os principais problemas do país, 38% dos 2.126 entrevistados em 134 municípios afirmam que a saúde é a sua maior preocupação. Violência fica em segundo lugar, com 15%, seguida de perto por corrupção, com 14%, e educação, com 10% das respostas. Outro dado interessante é que 57% dos entrevistados afirmaram ser a favor dos protestos e 66% consideraram a realização da Copa do Mundo importante para o país.

Confira aqui a íntegra da pesquisa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Summit Brazil-USA: Mato Grosso do Sul destaca política agroambiental e programa Carbono Neutro
Governo de MS envia insumos e equipe especializada para auxiliar no resgate de animais no RS
Operação Cosud: 333 pessoas presas e 3 toneladas de drogas apreendidas em MS
Avistar Brasil: MS participa do maior evento de observação de aves da América Latina