Menu
Busca sexta, 01 de agosto de 2025

Travestis vão ser alvo da campanha de prevenção

22 janeiro 2012 - 19h33

Pela primeira vez no Brasil, as travestis vão ser foco da campanha de prevenção a aids do Ministério da Saúde no Carnaval.

A ação vai ser realizada por meio de cartazes, mídias e redes sociais. Em um dos cartazes, um rapaz e uma travesti aparecem juntos como um casal, pulando Carnaval.

A ideia é mostrar que esse tipo de situação é normal e que o único problema em qualquer relação de Carnaval é se esquecer do uso da camisinha.

O objetivo é conscientizar todos os brasileiros, independente da opção sexual, da importância do uso do preservativo.

O diretor adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa, explica porque as travestis são vulneráveis a doença.

"É especificamente por conta de um período de festa onde também a presença delas é bastante significativa e marcante.

Ficamos de fazer um investimento também fundamentado. E aí na questão da vulnerabilidade a que essas travestis estão submetidas no contexto diário.

Então diante da transfobia, de toda violência que acontece e ao mesmo tempo diante do numero de novos casos de aids entre a população LGBT. Nós não temos ainda uma diferenciação dentro dos nossos bancos de dados.

Mas nós já temos uma identificação de que é uma população que enfrenta maior problema para acessar o serviço de saúde, para pode ter acesso ao diagnóstico, para poder buscar o tratamento".

Além das travestis, a campanha de prevenção a aids no Carnaval vai focar também jovens de 15 a 24 anos, gays e heterossexuais.

A campanha do Ministério da Saúde deve ser lançada próximo ao Dia Nacional da Visibilidade de Travestis, comemorado em 29 de janeiro.

O diretor adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais ressalta que assim como nas campanhas dos anos anteriores, após o Carnaval, serão veiculadas mensagens de estimulo ao diagnóstico do HIV com a realização do teste rápido.

Ana Maria Assis/ Fonte: Agência Saúde)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Obras do Governo de MS
Em Três Lagoas, Caravana da Castração inicia segunda etapa com formação técnica para municípios
Trabalho de busca ativa em Mato Grosso do Sul inclui mais de 4 mil pessoas no programa Mais Social
Além do tipo sanguíneo: