Menu
Busca segunda, 06 de julho de 2026
Política

Senado aprova direito de eleitor votar em trânsito

7 agosto 2013 - 07h13 Por Mariana Rodrigues/Informações Agência Senado

 Em decisão terminativa, a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado) aprovou nesta quarta-feira (7), projeto de lei (PLS 130/2013) que dá direito ao eleitor de votar em trânsito em eleições estaduais e municipais. O projeto, do senador Ruben Figueiró (PSDB-MS), assegura essa possibilidade ao modificar o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Se não houver recurso para votação pelo plenário do Senado, a proposta será enviada, em seguida, à Câmara dos Deputados.

Atualmente, já é possível votar em trânsito (ou seja, fora do domicílio eleitoral) para presidente da República.

Na justificação do PLS 130/2013, Ruben Figueiró reconheceu as dificuldades para a implementação da medida. Ele admitiu ressalva ao exercício deste direito pelo eleitor, que dependerá da existência de condições técnicas e operacionais.

O relator, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), apresentou voto favorável ao PLS 130/2013, mas concordou com seu autor quanto à falta de condições técnicas para se implantar a medida em todo o país.

"A extensão do chamado voto em trânsito para todas as eleições somente poderia ocorrer se as urnas eletrônicas fosse interligadas em tempo real, o que representaria um risco inaceitável para a higidez e o sigilo dos dados eleitorais", observou Souza, que, entretanto, considerou importante a aprovação da proposta para a modernização dos procedimentos eleitorais do país.

O PLS 130/2013 foi aprovado com uma emenda de redação do relator. Diante das dificuldades técnicas que impedem a aplicação imediata da medida em todo o país, o senador Pedro Taques (PDT-MT) sugeriu que seja assegurado o exercício do voto aos eleitores em trânsito dentro do próprio estado ou município de sua circunscrição eleitoral.

Leia Também

Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe:
Drive-thru de vacinação da SES supera 10 mil doses aplicadas em Campo Grande
Drive-thru de vacinação da SES supera 10 mil doses aplicadas em Campo Grande