Menu
Busca quarta, 05 de agosto de 2026
Rural

Governo avalia redução de ICMS sobre o arroz

22 junho 2011 - 05h51 Por Markito

Banrisul prorroga prazo para pagamento de dívidas dos Agricultores

O governo estadual irá analisar a possibilidade de redução do ICMS para o setor do arroz. Mas a definição sairá apenas quando for decidido qual outro segmento irá receber mais carga tributária.

Essa foi a principal medida anunciada ontem à tarde pelo secretário da agricultura, Luiz Fernando Mainardi, após reunião liderada pelo governador Tarso Genro, no Palácio Piratini, com líderes de entidades ligadas à lavoura arrozeira, que passa por uma crise devido à redução no preço de mercado.

Outro anúncio feito, desta vez pelo Banrisul, é a prorrogação do prazo para o pagamento das dívidas dos produtores para parcela dos contratos de custeio de arroz da safra 2010/2011, que vence no final deste mês. Agricultores enquadrados no Programa Nacional de Amparo ao Médio Produtor (Pronamp) e na faixa da agricultura empresarial terão seus financiamentos estendidos para a data da última parcela de alongamento das operações de arroz.

Essas duas medidas estão entre as principais reivindicações do setor, além de outras propostas que serão analisadas pelo governo estadual e levadas pelo governador Tarso Genro à presidente Dilma Rousseff, em encontro que será realizado amanhã, em Brasília. Tarso disse que concorda com a mobilização dos Arrozeiros.

"Reconheço que as medidas adotadas pelo governo federal para o setor tiveram escassos resultados positivos e entendo a situação de desespero dos Arrozeiros. Levarei à presidente Dilma as principais reivindicações do setor", comprometeu-se Tarso.

Demonstrando tranquilidade e otimismo após o encontro com o governador, o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Renato Rocha, classificou a reunião como esclarecedora. No entanto, reforçou a importância de que o governo federal crie mecanismos que possibilitem o pagamento aos produtores endividados do preço mínimo para a saca do arroz, estipulado em R$ 25,80.

"Esperamos que seja feita uma medida emergencial para o pagamento do preço mínimo desta safra aos produtores. Estamos pagando muito caro por isso, mas tenho a convicção de que medidas importantes sairão do encontro do governador com Dilma" disse Rocha.

Helton Verão/Fonte: Zero Hora

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: