O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, ressaltou que a preocupação em relação a febre aftosa deve ser em toda a América do Sul. “No Brasil, todas as fronteiras estão vacinadas, agora a preocupação deve ser também em toda a América do Sul”, afirmou durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (6).
Para isso, o ministro informou que a criação de um adido agrícola (membro da Embaixada) é fundamental para garantir a integração de ações entre Paraguai, Bolívia e Uruguai. “No mês passado estive em uma reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) e todos os ministros, inclusive o do Paraguai, entenderam que é preciso combater a aftosa na América do Sul”, disse.
Outra medida que deve auxiliar no controle da doença é a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), que é um banco de informações com dados sobre a propriedade e todo o gado a partir de um sistema de rastreamento.
Nesta sexta (6), o ministro visitou o posto de fiscalização em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai e afirmou que Mato Grosso do Sul está bem preparado para agir contra o novo foco de febre aftosa, detectado na última segunda-feira (2), em San Pedro, no Paraguai.
"A informação que eu tenho é que esse foco não é tão preocupante e as medidas já foram e estão sendo tomadas para termos o controle da situação", destacou o ministro, comparando com o foco que surgiu em setembro na região.
Ribeiro ressaltou ainda que o combate permanente contra a febre aftosa em toda a fronteira brasileira é meta do Governo Federal. Mato Grosso do Sul já recebeu R$ 16 milhões para as ações técnicas e de sanidade animal, caso seja necessário, mais recursos serão liberados. "Se aqui é um Estado que tem fronteira, tem que ter mais recursos, se é um Estado que o produtor mais perda, tem que ter mais recurso", ressaltou.
Adriana Oliveira
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Foto: Gabriel Olímpio/MSREPÓRTER