Menu
Busca quarta, 23 de abril de 2025

Agricultura brasileira cresce e lidera ranking

30 julho 2014 - 21h32Por Mariana Rodrigues/Informações MAPA

 O Brasil está hoje entre os líderes mundiais na produção e exportação de diversos produtos agropecuários. É o país que mais exporta café, açúcar, etanol de cana-de-açúcar e suco de laranja. Lidera o ranking de vendas externas do complexo soja, em que se inclui farelo, óleo e grão. O fato confirma a modernidade, a competitividade e a eficiência do Brasil em relação ao agronegócio.

Entretanto, nada disso seria possível se não fosse pelo empenho do agricultor brasileiro, que contribui diretamente para o crescimento econômico do País.

Justamente por este motivo, em 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek instituiu, por meio de decreto, o dia 28 de julho como o Dia Nacional do Agricultor, data quando também se comemora o aniversário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O agricultor é o trabalhador que utiliza os recursos naturais como a água e o solo para produzir grãos, frutos, verduras, com maquinários e equipamentos específicos cada vez mais tecnológicos para isso.

O advento da agricultura de forma sustentável se deve à consciência ambiental que os agricultores adquiriram nos últimos anos, aplicando nas lavouras técnicas de produção como o plantio direto, a integração Lavoura-Pecuária-Floresta, a recuperação de áreas degradadas, a conservação do solo e da água, que aumentam a produtividade e a renda do produtor rural e ainda ajudam na preservação do meio ambiente.

A Produção Integrada (PI Brasil), ainda pouco conhecida por agricultores e consumidores, mas que já tem adeptos colhendo resultados, traz diversos benefícios como a adequação de sistemas produtivos para a geração de alimentos e outros produtos agropecuários de alta qualidade e seguros, mediante a aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e viabilizando a rastreabilidade da produção agropecuária.

E não para por ai. A agricultura orgânica, que dispensa 100% dos agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas, promove qualidade de vida com proteção ao meio ambiente.

O processo produtivo contempla o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais. O Brasil já ocupa posição de destaque na produção mundial de orgânicos.

Por causa de todos esses avanços, no Dia do Agricultor, eles têm muito que comemorar, a começar pela garantia de que os próximos agricultores também terão a chance de cultivar a terra, produzindo alimentos saudáveis para as futuras gerações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mandioca é o produto mais comercializado na Ceasa de MS entre os cultivados no Estado
Governo de MS ultrapassa 2,6 mil cirurgias ortopédicas realizadas pelo Programa MS Saúde
Muito além da segurança alimentar, programas promovem qualidade de vida e mobilidade social
Com apoio do Exército para ações de segurança pública, Governo de MS fortalece economia