Menu
Busca sexta, 07 de agosto de 2026
Saúde

Cadastro eletrônico vai avisar jovens sobre vacinação contra hepatite B

29 julho 2011 - 10h14 Por Markito

A partir desta sexta-feira (29), um serviço eletrônico vai avisar jovens em todo o país sobre o momento correto para se vacinar contra a hepatite B. Os interessados devem se cadastrar no hotsite www.hepatitesvirais.com.br para receber e-mails informando as datas de cada dose.

Para que a imunização seja completa, uma segunda dose deve ser aplicada um mês após a primeira. Também é necessária uma terceira dose, seis meses após a primeira. Dessa forma, 90% dos adultos jovens ficam protegidos contra a doença.

A hepatite B é mais frequente na faixa etária dos 20 aos 49 anos, mas muitas pessoas desconhecem sua condição sorológica. Os testes para a detecção da doença estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e podem prevenir complicações como cirrose ou câncer de fígado.

VACINAÇÃO

Atualmente, o Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente vacina contra a hepatite B, em qualquer posto de saúde. Mas, é necessário:

Ter até 24 anos, 11 meses e 29 dias - essa faixa será ampliada para até 29 anos, em 2012;

Pertencer ao grupo de maior vulnerabilidade (independentemente da idade) - gestantes, trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais, manicures, populações indígenas, doadores de sangue, gays, lésbicas, travestis e transexuais, profissionais do sexo, usuários de drogas, portadores de DST.

A imunização só é efetiva quando se toma as três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

Karla Lyara

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: