Rivemat
Menu
Busca sábado, 15 de maio de 2021

Com a confirmação de casos de raiva em MS, Iagro faz importante alerta aos produtores

21 novembro 2019 - 12h40Por Portal MS

Seguindo o protocolo, a equipe da Iagro trabalha 12 quilômetros em torno deste local onde houve o foco, orientando com relação aos cuidados que o produtor deve ter e procurando possíveis abrigos do morcego transmissor, popularmente como morcego vampiro, a atualização da vacinação e a não manipulação de animais com sintomas da raiva.

A vacinação, é um ponto fundamental segundo o coordenador dos Programas: Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) e de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (PNEEB), o Fiscal Estadual Agropecuário, Fábio Shiroma, que explica que animais com andar cambaleante, ou que se deitam e vem a óbito de 3 a 7 dias, são suspeitos e não podem ser tocados.

Fábio alerta para a importância dos cuidados que o produtor deve ter quando da suspeita da doença nos animais. “Em hipótese alguma as pessoas devem manipular os animais com sintomatologia nervosa”, esclarece, lembrando que a raiva é uma zoonose que pode ser transmitida para o homem e não tem cura.

O coordenador avisa que caso uma pessoa entre em contato com animal com suspeita de raiva ou seja agredido por cães, gatos ou morcegos, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para receber o atendimento necessário.

“A propriedade onde sejam identificados casos de raiva ou abrigos de morcegos não sofrem nenhuma sansão”. Com essa observação Shiroma busca alertar a todos sobre a importância de procurar a unidade da Iagro mais próxima e abrir as portas da propriedade para a equipe realizar o trabalho de verificação e preventivo.

A Iagro trabalha intensivamente nas ações de controle da raiva animal, tanto na contenção de focos quanto nas medidas preventivas nas regiões de risco para a doença. No primeiro semestre de 2019, esse esforço possibilitou atender 66% dos municípios do Estado, índice superior ao alcançado nos últimos anos, segundo o Diretor Presidente da Agência, Daniel Ingold.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Consórcio Brasil Central autoriza assinatura de contrato para importação da vacina Sputnik V
Novo lote de Coronavac vai acelerar imunização com segunda dose
Levantamento da Agraer abriu caminho para entrega de 1,1 mil títulos em assentamentos no MS
Nova fábrica vai alavancar economia de Ribas do Rio Pardo, avaliam moradores e comerciantes