Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024

Medicamento contra câncer tem 11 lotes falsificados

07 março 2018 - 13h18Por Da Redação

A Anvisa alerta que pelo menos 11 lotes do medicamento para tratamento de câncer Sutent foram falsificados. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União no início desta semana e notifica que a embalagem falsificada é a com 28 capsulas de 50 miligramas.

Conforme a Coordenadoria Estadual de Vigilância  Sanitária, os lotes falsificados são 045AA, 189EE, 190EE, 191EE, 746EE, 747EE, 748EE, 749EE, 985EE, 986EE e 987EE.

A denúncia sobre a fraude foi levada à Anvisa pelo fabricante do produto, o Laboratório qLtda. Segundo a resolução, a Anvisa determina que sejam apreendidos e inutilizados os lotes falsificados.

O Sutent® (malato de sunitinibe) é indicado para o tratamento de um tipo de câncer gastrintestinal, o tumor estromal gastrintestinal, para câncer metastático de células renais avançado e no tratamento de tumores neuroendócrinos pancreáticos não ressecáveis.

O medicamento oncológico Sutent® (malato de sunitinibe) é comercializado em diferentes dosagens, cápsulas de 12,5 mg, 25 mg ou 50 mg, em embalagens com 28 cápsulas. A fraude detectada pela indústria que detém o registro, a Pfizer, foi produzida contra a apresentação de 50 mg.

Os serviços que tiveram algum dos lotes em estoque e que eventualmente dispensaram o medicamento dos lotes envolvido devem comunicar imediatamente o paciente e médico responsável e solicitar a devolução do produto.

Já quem tiver em sua posse algum dos lotes envolvidos, devem comunicar à vigilância estadual para a adoção de providências de recolhimento, apreensão e inutilização do produto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prefeitura antecipa pagamento de abril e servidor passará Dia do Trabalhador com salário na conta
Em parceria com 15 empresas, Emprega CG "Mês do Trabalhador" será realizado no dia 2 de maio
Novas regras: IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos
MS Ativo: Governo do Estado formaliza convênios para levar infraestrutura aos municípios de MS