Menu
Busca terça, 04 de agosto de 2026
Capital

Dia Nacional do Bombeiro é marcado com homenagens e honrarias

2 julho 2012 - 08h48 Por Vivian Krajewski

Arriscar sua própria vida a favor do próximo, compromisso em proteger e muitas vezes ficar distante de seus familiares, para cumprir sua missão: Ajudar quem precisa de socorro. Assim são os Bombeiros, profissão de caráter essencial a humanidade.

Hoje dia 2 de julho, o Corpo de Bombeiros comemora 156 anos de existência no Brasil, em Mato Grosso do Sul a data é celebrada no dia 25 de setembro, onde a corporação fará 42 anos de vida. Como parte da programação comemorativa desta semana, nesta manhã de segunda-feira, (2) o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul realizou a solenidade militar e formatura do Curso de Formação de Sargentos. O evento começou às 8 horas, no Quartel do Aeroporto – Seção contra Incêndio, localizado na rua Wilson Paes de Barros, s/n, Vila Serradinho.

Autoridades civis e militares foram homenageadas com a entrega da Medalha Imperador Dom Pedro II. Durante a solenidade foram condecorados também bombeiros que atuam há 10, 20 e 30 anos na corporação.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul vem se destacando por ser referência em atendimentos emergenciais. Com a criação do quadro médico e no atendimento pré-hospitalar, e com a implantação efetivada do primeiro serviço médico público do estado, os Bombeiros são modelo em assistência completa, com serviços de resgate e transporte intermunicipal. Em 2011, houve um aumento do número de ocorrências atendidas, foram mais de 100 mil, com isso houve uma diminuição de perda de vidas, pois os Bombeiros foram presença constante em atendimentos.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do estado, coronel Ociel Ortiz Elias, a medalha é entregue como reconhecimento de relevantes serviços prestados à corporação. O Governador do Estado André Puccinelli marcou presença na solenidade. Coincidentemente hoje também o governador está comemorando seu aniversário. Em seu pronunciamento ele cumprimentou todos desejou felicitações. “Mato Grosso do Sul tem nos Bombeiros Militar, a excelência no atendimento a população, felicidades pelos seus 156 anos e os nossos cumprimentos e agradecimentos”. Felicitou.

Atualmente Corpo de Bombeiros Militar está em 22 municípios do estado com 33 unidades operacionais. A festividade da data Nacional de prevenção contra o incêndio se dá também em comemoração aos avanços da instituição.

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: