Menu
Busca quinta, 23 de maio de 2024

Abordagens educativas marcarão o Dia do Motorista e do Motociclista

24 julho 2014 - 11h13Por Mariana Rodrigues/Informações CG Notícias

Para marcar o Dia do Motorista (25) e o Dia do Motociclista (27), a Agência Municipal de Transporte e Trânsito-Agetran programou abordagens educativas nas principais vias da Capital. Durante a mobilização, os condutores receberão orientações sobre os cuidados no trânsito para evitar acidentes e os riscos de dirigir alcoolizado. A ação pretende diminuir os altos índices de acidentes e mortes no trânsito de Campo Grande.

O diretor-presidente da Agetran, Jean Saliba, destaca a importância das ações educativas. “É uma ferramenta de conscientização dos condutores. Queremos alertar os motoristas e motociclistas sobre os fatores de risco no trânsito, enfatizar sobre a importância do respeito às regras e a prevenção de acidentes”, destacou.

Na sexta-feira (25), as operações educativas serão realizadas, entre as 8h às 9h, na Gury Marques; das 13h30 às 14h30, na Duque de Caxias; e a partir das 15h às 16h, na Cônsul Assaf Trad. Na abordagem dos motoristas, a equipe de Educação para o Trânsito da Agetran distribuirá materiais educativos e de conscientização aos condutores. Também farão orientação sobre os principais fatores de risco, como a alta velocidade e a ingestão do álcool. Os condutores abordados ganharão copos de tereré com os fatores de risco impresso. 

Já na segunda-feira (28), focando os motociclistas as abordagens acontecerão na Ernesto Geisel com a avenida Fernando Corrêa da Costa, das 8h às 14h. Durante a ação, a equipe orientará os motoristas sobre a necessidade de utilizar equipamentos de segurança, respeitar a velocidade, os pedestres e os demais condutores visando um trânsito mais seguro e sem acidentes. Haverá também a distribuição de panfletos com dicas de segurança e orientações sobre como cada um deve se comportar no trânsito. O motociclista abordado preencherá um cupom para concorrer brindes: 2 capacetes, 1 capa de chuva e1 troca de óleo com revisão. O sorteio será ao vivo no SBT, no programa O Povo na TV, às 12 horas.

Para a chefe de educação para o trânsito da Agetran, Ivanise Rotta, em Campo Grande o principal fator de risco ainda é a velocidade. “Queremos sensibilizar os condutores para que possam desenvolver ações proativas para segurança do outro e a do mesmo. Dessa forma, conseguiremos reduzir o número de acidentes com vítimas fatais”, disse.

Durante os trabalhos da equipe, agentes de trânsito estarão no local. A ação conta com o apoio do Batalhão de Trânsito-BPtran e a Secretaria de Saúde do Estado. 

Vítimas fatais de acidentes de trânsito

Conforme o levantamento realizado pelo Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito-GGIT, de janeiro a 22 de julho de 2014 foram registrados 36 óbitos de motociclistas; 5 condutores e 2 passageiros. No período de janeiro, a 31 de julho de 2013, ocorreram 36 óbitos de motociclistas; 4 condutores e 3 passageiros. Esses números incluem os que vão a óbito no hospital, no prazo de 30 dias.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ordem do Dia: Seis proposições são aprovadas pelos deputados estaduais
Saiba quais são os bairros que estão na rota do fumacê nesta quinta
Prefeitura entrega sede própria para Grupamento Especializado de Motopatrulhamento de Campo Grande
Café com os conselheiros regionais do centro acontece neste sábado (25)