Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024

COM ENTREGA DA REVITALIZAÇÃO, ÔNIBUS VÃO CIRCULAR NO LADO ESQUERDO DA RUI BARBOSA

Provavelmente no mês de outubro, quando devem estar concluídas as obras de revitalização previstas para setembro -, os ônibus mudarão de lado, do direito para a faixa da esquerda na Rui Barbosa.

16 julho 2022 - 11h31Por PMCG

Será necessário um mês para conclusão do piso rígido da plataforma e implantar as estruturas das estações. A via é o principal corredor do transporte coletivo de Campo Grande, por onde passam em média 3 ônibus por minuto, de 59 itinerários diferentes. Ao longo dos 6,1 km do corredor, entre a Rua Chile e a Avenida Mato Grosso, serão 5 pontos de parada, estações de embarque e desembarque, estruturas de 40 metros com plataforma no meio de uma das pistas de rolamento.

Segundo a diretora-adjunta da Agetran Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran , Andréia Figueiredo, este formato, já implementado no primeiro trecho do corredor sudoeste (Guia Lopes /Brilhante), permite que o usuário embarque e desembarque com segurança, além de deixar livre as calçadas para os pedestres. “Colocar as estações no passeio público, tiraria o  espaço de quem está a pé ,cadeirantes, mães levando os filhos no carrinho de bebê, além de dificultar o acesso aos estabelecimentos comerciais localizados perto dos pontos”, explica .

Com os ônibus circulando num corredor estruturado com sinalização semafórica ajustada em tempo real, a velocidade média dos ônibus deve aumentar de 16 para 25 km/h, reduzindo o tempo de espera dos usuários sem necessidade de aumentar a frota em circulação. A experiência do primeiro trecho do corredor sudoeste (Guia Lopes/Brilhante), de acordo com a Agetran, mostrou na prática que o projeto traz resultados. O tempo da viagem dos ônibus entre a Avenida Afonso Pena e o Terminal Bandeirantes, diminuiu 5 minutos.

De acordo com Andréia, não haverá prejuízo para as conversões à esquerda que continuarão sendo feitas pela pista do corredor. Ele garante que a circulação de veículos também não será prejudicado, sendo preservadas as duas faixas de rolamento existente. “Hoje, antes da entrega do corredor, a pista da direita é reservada a estacionamento, a da esquerda é a faixa exclusiva do transporte coletivo. A única diferença agora é que nas 5 quadras onde haverá estações de embarque, será proibido estacionamento”, acrescenta.

Estações

As 5 estações terão câmeras de monitoramento, acesso a wi-fi e iluminação inteligente para aumentar a claridade e garantir mais segurança aos usuários durante a espera do coletivo. Os passageiros poderão acessar o itinerário das viagens em tempo real, via QR-Code. Foram instalados sensores embaixo do asfalto que farão a comunicação do sistema com os veículos.

Ao longo do corredor de ônibus da Rui Barbosa, entre a Rua Chile e a Avenida Mato Grosso, estão programadas estações na esquina da Rua Cândido Mariano;  entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Barão do Rio Branco. No trecho acima da Avenida Fernando Correa da Costa, as estações ficarão nas seguinte quadras: entre a Afonso Pena e Barão do Rio Branco; entre as ruas Calarge e Tonico de Carvalho; entre as ruas Bariri e Professor Severino Ramos de Queiroz; e as ruas Aluizio de Azevedo e a Rua Dr.Aníbal de Toledo.

Reforço da iluminação

No trecho mais central da Rui Barbosa haverá reforço da iluminação pública, com 119 postes complementares que trarão ainda mais segurança durante a noite na região central, da Avenida Fernando Corrêa da Costa até a Avenida Mato Grosso. No trecho há vários estabelecimentos que funcionam à noite, como farmácias, instituições de ensino e igrejas, além de ser um dos corredores de ônibus mais importantes da cidade.

A iluminação será toda de lâmpadas LED. A tecnologia consome menos energia elétrica se comparada à tradicional. Além disso, as lâmpadas do tipo LED têm maior capacidade de iluminação e não emitem calor, garantindo conforto e segurança para quem transitar pela região. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2º etapa da Copa Acrissul começa nesta sexta com apoio da Prefeitura
Estudo de Impacto de Vizinhança
Lei: Instituído o Dia do Biólogo no Estado de MS
Aliado à baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul registra altas temperaturas nesta quarta-feira