Menu
Busca sexta, 19 de abril de 2024

MONTAGEM DA ESTRUTURA DA 2ª ESTAÇÃO DE EMBARQUE DA RUI BARBOSA SERÁ CONCLUÍDA AINDA NESTE SÁBADO

Ainda neste sábado (13) será concluída a montagem da 2ª estação de embarque planejada para o corredor de ônibus da Rui Barbosa na esquina com a Avenida Afonso Pena.

13 agosto 2022 - 15h59Por PMCG

 O serviço forçou a interdição do trânsito na quadra até a Rua Barão do Rio Branco. No domingo o tráfego será reaberto. A estrutura da Estação 05, da esquina com a Cândido Mariano, está sendo pintada .

Esta estação foi projetada com uma plataforma de 40 metros do mesmo tamanho da instalada na esquina da Rui Barbosa com Cândido Mariano. Ao longo dos 6 km de corredor, estão programadas outras 3 estações:

Estação 01), entre a Rua Aluízio de Azevedo e a Rua Dr. Aníbal0 de Toledo;

Estação 02, entre a Rua Bariri e Rua Professor Severino Ramos de Queiroz;

Estação 03, entre Rua Calarge e Rua Tonico Saad, onde as estruturas começarão a ser instaladas nos próximos dias. 

O corredor da Rui Barbosa , entre a Rua Chile e a Avenida Mato Grosso , receberá ônibus de quase 60 itinerários, com circulação de 3,2  ônibus por minuto.

Nas quadras onde não houver estação de embarque, o estacionamento será permitido e estará localizado somente no lado direito da via. Já onde as estações forem implantadas, não será permitido estacionar em ambos os lados.

As estações terão gradis e guard rails para segurança do usuário. Os corredores receberão sinalização horizontal e vertical de acordo com o que dispõe o Código de Trânsito Brasileiro. A sinalização horizontal que será implantada antecedendo a estação de embarque, será dotada de marcas de canalização (zebras) e tachas que facilitam a visualização e condução dos veículos. A faixa exclusiva destinada ao trânsito do transporte coletivo, poderá ser compartilhada por quem quiser acessar o comércio local e imóveis lindeiros, e também para conversão à esquerda, quando necessário, conforme indicarão as placas de orientação implantadas no local.

A via será composta por uma faixa exclusiva para o transporte coletivo e duas faixas de uso compartilhado para os demais veículos.

Transformações

A Rua Rui Barbosa será o corredor de transporte coletivo mais tecnológico da cidade, com grandes inovações para usuários do transporte público. A partir de setembro, os passageiros terão o tempo de viagem reduzido  devido à tecnologia instalada embaixo da via. Sensores farão a comunicação dos ônibus com os semáforos para que o transporte público não pare no sinal vermelho.

Além disso, os pontos de ônibus terão acesso aos horários em tempo real das linhas dos coletivos. O usuário poderá visualizar a localização e quanto tempo falta para o seu ônibus chegar via qr-code.

Se Para garantir mais segurança, os pontos terão iluminação inteligente em períodos noturnos, com aumento significativo da luminosidade assim que um usuário chegar para esperar seu ônibus.

A Rui Barbosa também vai receber paisagismo, iluminação em led, câmeras de videomonitoramento, wi-fi gratuito, acessibilidade universal e mobiliário urbano. Ao todo, serão instalados 85 equipamentos de segurança nos 7 quilômetros de via, iniciando na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), onde o nome da rua ainda é Trindade, até a Avenida Rachid Neder.

A revitalização da Rua Rui Barbosa percorre 7,3 km da via, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) até a Avenida Rachid Neder. No lote e, da Fernando Correa até a Rachid Neder, só falta recapear a quadra entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Barão do Rio Branco. No lote 1, da UFMS até a Fernando Correa da Costa, o recapeamento está pronto até a Rua Calarge e da Tônico Saad até a Fernando Correa da Costa . Falta a quadra da Ceciliano até Tônico Saad  que receberá nova asfalto quando for montada a estação.

ÚLTIMAS GALERIAS

15/08/2022

PREFEITA ADRIANE LOPES APRESENTA CALENDÁRIO DE FESTIVIDADE DOS 123 ANOS

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, apresentou nesta segunda-feira (15), durante solenidade no Teatro do Paço, a programação de […]

ÚLTIMOS VÍDEOS

21/05/2022

#PREFCG COM VC

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ações na Penitenciária de Dourados promovem inclusão e respeito à identidade indígena
Governo licita obras para trazer mobilidade e segurança viária em Camapuã, Figueirão e Campo Grande
Com atuação integrada, Governo de MS trabalha para prevenir incêndios florestais no Pantanal
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos,