Menu
Busca segunda, 15 de julho de 2024

Para fomentar a economia, Sidagro atua em conjunto com o Consórcio Central no fortalecimento do SIM

A Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região Central de Mato Grosso do Sul (SIM Central MS)

20 junho 2024 - 15h00Por PMCG

estão trabalhando juntas no fortalecimento do Serviço de Inspeção Municipal. Foi publicado nesta quinta-feira (20) no Diário Oficial de Campo Grande a Portaria N.69 /2024.

No documento, o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio Ademar Silva Júnior foi designado para exercer a função de Gestor do Serviço de Inspeção Municipal executado pelo SIM Central MS. Com isso caberá à Sidagro, analisar e apresentar propostas de contratos, parcerias e acordos que possam beneficiar o serviço de inspeção. Além disso, revisar e sugerir instruções, atos normativos e outros instrumentos legais que possam aprimorar a atuação do SIM – Central MS.

Outra função será a gestão dos registros de empreendimentos de produtos de origem animal. A Sidagro terá autoridade para emitir, suspender ou cancelar esses registros, assegurando que todos os empreendimentos estejam em conformidade com as regulamentações vigentes.

Para o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio Ademar Silva Júnior, que é graduado em Medicina Veterinária e especialista em agronegócios, essa integração de funções trará inúmeros benefícios para o serviço de inspeção animal, contribuindo para a melhoria da qualidade dos produtos de origem animal e, consequentemente, para a saúde pública e o desenvolvimento econômico da região.

“A Prefeitura reafirma o compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável, buscando sempre aprimorar os serviços prestados à população e apoiar o crescimento do setor agropecuário em Mato Grosso do Sul”, conclui.

Serviço de Inspeção Municipal

O SIM Central MS (Serviço de Inspeção Municipal) é o serviço responsável por inspecionar e registrar a agroindústria e as empresas que fabricam, manipulam, processam e beneficiam produtos de origem animal nos municípios consorciados ao SIM Central MS. São eles: Campo Grande, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Sidrolândia e Terenos.

A união desses municípios possibilita uma rede integrada de comercialização e compartilhamento de técnicas, aumento de produtividade e equidade entre os entes consorciados, favorecendo o desenvolvimento econômico e a integração, participando, desta forma, de um cenário nacional de desenvolvimento e apoio real a agroindústrias e as empresas de pequeno porte.

Desde o início de 2023, quando o SIM ampliou a sua área de atuação, inúmeros estabelecimentos foram fiscalizados, 107 novos empreendimentos estão com processo de registro em aberto, e apenas 1 estabelecimento solicitou cancelamento.

A sede do SIM Central MS está localizada na Rua Antônio de Oliveira Lima, 28, Bairro Itanhangá Park. Os telefones para contato são (67) (67) 99855-1620 ou 4042-0497, Ramais 2421 e 2408.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Temperaturas permanecem amenas e quinta-feira tem probabilidade de chuva fraca a moderada
Julho das Pretas: governos de MS e Federal debatem ações afirmativas e promoção da igualdade racial
Saúde realiza monitoramento das estratégias de vacinação para pólio e sarampo em MS
Investimento na agricultura familiar sobe 130% em edital de extensão da Fundect