Na edição do mês de julho, o projeto Arte e Cores no Paço contempla a arte Naïf. A abertura da exposição será no dia 4 de julho, amanhã, no gabinete do prefeito Nelson Trad Filho. O objetivo do projeto, realizado pela prefeitura de Campo Grande por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), é divulgar e valorizar os talentos e a arte da região de Mato Grosso do Sul, oferecendo o espaço do gabinete a um artista por mês.
A arte Naïf, exposta neste mês, foi inventado por volta de 1890, sendo empregado para o gênero de pintura “ingênua”, livre de qualquer tendência, academicismo ou escola. Os Artistas Naifs são “pintores do coração”, pois possuem uma maneira muito autêntica e pessoal de expressar o seu impulso artístico.
Geralmente autodidatas, pintam sem regras ou constrangimentos, seus temas são diversos e relacionados à cultura de um povo e suas crenças religiosas. O cotidiano é retratado nas telas, funcionando como um registro histórico. Representando os pintores desta linguagem artística presente em nossa cidade e em nosso Estado, o Arte e Cores no Paço traz no mês de julho os artistas: Cecílio Vera, Lucio Laranjeira, Ramão Lopes e Jeudson.
Ana Maria Assis
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS