Menu
Busca terça, 11 de agosto de 2026
Cultura

Relógio central de Campo Grande é reconstruído e reinstalado na Calógeras

4 janeiro 2012 - 08h59 Por Markito

Um dos símbolos turísticos de Campo Grande, o relógio central foi revitalizado e consertado. Ele já está instalado na esquina da Rua Calógeras com a Avenida Afonso Pena. 

O relógio foi originalmente construído em 1933, a 100 metros deste local, na 14 de Julho. Depois da sua demolição, na década de 70, ele foi reconstruído já no lugar atual em 1999. 

O reparo foi autorizado pelo prefeito Nelson Trad Filho e custou cerca de R$ 30 mil reais. Por ter uma estrutura eletrônica complexa, o conserto do relógio foi realizado em São Paulo. 

Nos arquivos da história de Campo Grande, o relógio aparece como ponto de referência na Capital, onde aconteciam encontros, reuniões e comícios políticos. O aparelho possuía quatro faces, e cinco metros de altura. 

A restauração do relógio se limitou em consertar o maquinário, mantendo sua identidade e arquitetura original. 

A simbologia de uma época é recuperada com a reconstrução do primeiro relógio público de Campo Grande, projeto que faz parte do plano de revitalização do Centro da Capital.

Ana Maria Assis

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: