Menu
Busca terça, 11 de agosto de 2026
Cultura

Rota CineMS leva animações a municípios do interior

21 maio 2012 - 13h11 Por Markito

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul inicia nesta terça-feira (22 de maio) a programação mensal do projeto Rota CineMS, que pega a estrada e leva a programação especial da Mostra Infantil de Animações Brasileiras para crianças do ensino fundamental de Maracaju, Jardim e Porto Murtinho. As exibições são gratuitas.

A equipe do projeto Rota CineMS selecionou curtas que abordam assuntos, situações, paisagens, trilha sonora e personagens da cultura popular brasileira, proporcionando ao público infantil acesso a essa arte produzida em nosso país.

Confira a programação: 

Maracaju

22 de Maio - 8h30 - Escola Municipal Educar para Crescer

Jardim

22 de Maio - 15h - Sede Social da Ong Arte Viva Jardim Serra da Bodoquena

Porto Murtinho

23 de Maio - 9h - ENEI Escola Municipal de Educação Infantil Primeiros Passos

14h - Centro de Educação Infantil Laura Vincuña

Cinema no interior

O Rota CineMS, o cinema itinerante da Fundação de Cultura, tem como objetivo difundir o cinema brasileiro e regional. O projeto, que desde 2006 leva a arte do audiovisual para os municípios, já foi visto por mais de 15 mil moradores de cidades do interior que não tinham acesso a nenhuma sala de exibição, promovendo o conhecimento e o reconhecimento da nossa identidade cultural.

“Com a exibição e discussão de filmes e animações nacionais pretende-se iniciar um processo de formação de platéia crítica e a difusão da produção em Mato Grosso do Sul”, comenta Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura do governo do Estado.

Ao mesmo tempo em que leva a arte do cinema aos municípios, o Rota CineMS também ajuda a estabelecer novas salas de exibição e cineclubes, segundo Lidiane Lima, coordenadora do projeto e do Núcleo de Audiovisual da Fundação de Cultura. “Já ajudamos a estruturar um cineclube após a concretização do programa Interação. Os ex-alunos se organizaram e iniciaram o projeto exibindo os filmes que produziram”, explica.

Serviço: Outras Informações no Núcleo de Audiovisual da Fundação de Cultura, com Lidiane Lima, pelo telefone 8151-0111 ou pelo e-mail audiovisual.fcms@gmail.com

Helton Verão/Com informações da FCMS

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: