A Fundação de Cultura do governo do Estado abriu as portas da casa do Artesão de Campo Grande para a grande diversidade de peças produzidas por três núcleos de artesanato de Aquidauana e da região pantaneira. A exposição “Pantanal Arte e Ação”, que faz parte do projeto Exposições Temporárias, fica aberta até o dia 18 de junho.
A exposição tem como principal característica a variedade de peças e a manutenção das tradições pantaneiras. Utensílios como redes para a “siesta”, arreios, selas, xales, chicotes, bruacas, sandálias e toalhas de mesa se baseiam nas antigas técnicas de fabricação artesanal baseadas no couro e na tecelagem.
A Casa de Cultura Dona Zica é formada por mulheres e jovens do distrito de Piraputanga. Dedicados diretamente à tecelagem, os artesãos produzem jogos americanos, xales e outros materiais no tear de pente liço. Este trabalho artesanal complementa a renda familiar além de criar belíssimas peças artísticas.
O projeto "Arte de Fazer" tem em sua essência a conservação do meio ambiente, do Pantanal e das araras azuis, tendo como ferramentas o reaproveitamento de resíduos e a transformação de materiais que seriam descartados no meio ambiente, em arte. O projeto já beneficiou mais de 600 pessoas, dentre elas, comunidades de pescadores artesanais, comunidades indígenas, Grupo de Assentados, pantaneiros, desempregados e pessoas em situação de risco.
O Sapicuá Pantaneiro é um projeto de resgate, desenvolvimento e incentivo ao artesanato do Pantanal. Formando por homens, mulheres e trabalhadores rurais da região de Aquidauana, esses artesãos conservaram a cultura pantaneira e a transformam em arte por meio de tranças, tecelagem e técnicas artesanais.
A mostra “Pantanal Arte e Ação” faz parte do projeto Exposições Temporárias da Casa do Artesão 2012 e permanece até dia 18 de junho. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas. A Casa do Artesão fica na Rua Calógeras, 2050, no Centro de Campo Grande. A entrada é franca.
Mariana Anjos / Com Informações Notícias MS
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS