O projeto “Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro” exibe na próxima semana, filmes que abordam a literatura brasileira.
As sessões acontecem no Centro Cultural José Ocatávio Guizzo, que fica na Rua 26 de Agosto, às 18h30. A entrada é gratuita.
Confira a lista:
Na terça-feira (26) será exibido o filme: A moça que dançou depois de morta (DF/2003/Animação/Col/11min/16anos) de Ítalo Cajueiro. Baseado em uma história de cordel de J. Borges, renomado artista popular e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor, esse curta-metragem em animação conta a história de um rapaz que se apaixona por uma misteriosa moça num baile de carnaval do interior, sem saber que esse encontro iria mudar a sua vida para sempre.
E em seguida o filme Biografia do tempo (MG/2004/Doc/Col/8min/16anos) de Joana Oliveira e Marcos Pimentel e mostra uma reflexão sobre a memória, construída pelo encontro das obras do brasileiro Pedro Nava e do cubano Santiago Alvarez.
Na quarta-feira (27) é a vez do filme Françoise (MG/2001/Ficção/Col/22min/16anos), do diretor Rafael Conde. O filme conta a história de uma garota chamada Françoise e de um viajante esperando a partida. Dois solitários numa estação rodoviária. Adaptação do conto homônimo de Luiz Vilela.
Na quinta-feira (28), será exibido o filme Imensidade (SP/2003/Ficção/Col/15min/16anos), do diretor Amilcar Monteiro Claro. O curta tem como fio condutor "O Navio Negreiro", poema épico abolicionista de Castro Alves. A exemplo de outras obras do período romântico, "O Navio Negreiro" foi concebido para ser lido em praça pública. Idalina, único personagem ficcional do filme, o faz agora pelas ruas da cidade. Tendo também a exibição do filme: Meu nome é Paulo LeminsKi (RJ/2004/Experimental/Col/5min/16anos) com direção de Cezar Migliorin. Retrata um embate entre pai e filho em torno de poesia de Paulo Leminski. "Tudo que eu faço, alguém em mim que eu desprezo sempre acha o máximo; mal rabisco, não dá mais para mudar nada, já é um clássico".
Na sexta-feira (29), o projeto finaliza com a exibição do filme: Transubstancial (PB/2003/Ficção/Col/17min/16anos), do diretor Torquato Joel, mostrando uma visão existencialista da obra do poeta Augusto dos Anjos a partir de fragmentos de seus poemas.
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS