Menu
Busca domingo, 09 de agosto de 2026
Cultura

Aberta vagas para oficina de violão popular no Centro Cultural

7 fevereiro 2013 - 12h48 Por Ana Paula Duarte/ Com informações FCMS

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está com inscrições abertas para a oficina de violão popular, direcionada a pessoas a partir de oito anos. As aulas terão início no próximo dia 16 e encerramento em dezembro.

Integrante do Programa Educativo, as aulas da Oficina acontecerão sempre aos sábados, das 9 às 11 horas e serão ministradas pelo professor Roberto Carlos Alves, o Betinho. O objetivo é estimular e incentivar o gosto pela música nacional e do Estado, desenvolvendo a inteligência musical e a socialização através de aulas em grupo.

No conteúdo programático da oficina estão incluídos os seguintes assuntos: iniciação ao violão (nomenclatura, cifras, as notas, função dos dedos); prática dos acordes naturais maiores, menores e maiores com sétima da dominante sem pestana (mudança de acordes, combinações harmônicas); vivência rítmica através de batidas (rasgueado e dedilhado) ao violão combinando os seguintes estilos musicais: balada, guarânia, chamamé e soul; repertório para apresentação: Chalana, Tocando em Frente, Mercedita, Menino da Porteira e exercícios melódicos para independência e fixação da mão esquerda.

Betinho é professor de violão, cavaquinho, percussão e banjo com mais de 20 anos de carreira. Ministra a mesma oficina desde 2009 no Centro Cultural José Octávio Guizzo. Já ofereceu cursos no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e também no projeto Pró-Jovem. Já realizou curso de violão com o professor Vladimir Benedito de Carvalho e participou do curso técnico no Conservatório Musical de Campo Grande.

Serviço

A primeira aula é gratuita. As vagas são limitadas e a mensalidade tem o valor de R$ 70,00. A apostila tem custo de R$ 50,00. As inscrições devem ser realizadas na secretaria do Centro Cultural de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na rua 26 de agosto, 453. Maiores informações pelo telefone 3317-1795.

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: