Nessa quarta-feira (16), a Águas Guariroba e o Recanto das Ervas promoveram uma oficina de cultivo de ervas e hortaliças orgânicas. Na sala, pessoas de diversas idades se reuniram para participar do curso que dissemina a ideia de uma vida mais saudável, a partir do consumo de plantas livres de agrotóxicos. A atividade faz parte da programação da mostra "Sementes da Esperança", realizada pela SGI (ONG Soka Gakkai Internacional). O evento acontece de 16 a 28 de outubro, das 8h às 21h, na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que fica na Avenida Fernando Côrrea da Costa, 539, centro da Capital.
Uma segunda turma já está com vagas abertas para a próxima quarta-feira (23). As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Os interessados em participar da segunda edição da oficina devem entrar em contato pelo telefone (67) 8179-3289 ou solicitar a ficha de inscrição pelo endereço eletrônico: sgi.sementesdaesperanla@gmail.com. Ao todo, são disponibilizadas 50 vagas.
A oficina ministrada pela proprietária do Recanto das Ervas, Márcia Chiad, ensinou a cultivar hortas adaptadas para pequenos espaços, em casas ou apartamentos, como quintais, sacadas e varandas. “É uma terapia ter um espaço verde em casa. O interessante de montar a sua própria horta é que você consegue melhorar a sua alimentação, conhecer a procedência do produto que vai consumir e ainda tem um espaço verde em casa, que decora e cria um clima agradável no ambiente doméstico”, pontuou.
Para a psicóloga Aruana Polon a oficina serviu de estímulo para ela dar continuidade ao projeto de ter sua própria horta. Ideia essa que ela compartilha com a filha Angelina, de 11 anos. Juntas, as duas assistiram atentas as orientações dadas pela palestrante. Animadas, já fazem planos. “Sem dúvida vou aplicar as dicas de cultivo que recebi aqui. Em casa estou construindo uma pequena horta, quero aumentar a diversidade de ervas. Se tudo der certo, futuramente utilizarei um terreno da minha mãe para montar uma ainda maior”, contou.
Na visão da representante da SGI, Regina Mathsubara, a oficina conseguiu cumprir com o seu papel dentro da mostra. “Mudar o mundo do dia para noite não é possível, mas pequenos gestos podem fazer a diferença. Creio que aqui, na oficina, foi plantada uma sementinha em cada participante para despertar sobre a importância do consumo sustentável”, afirmou.
Durante os 40 minutos de aula, os participantes conheceram os diversos tipos de hortaliças, temperos, ervas medicinais e aromáticas, além de receberem orientações sobre o plantio e os cuidados para o desenvolvimento da planta. Os alunos ainda receberam cartilhas sobre o uso das ervas e exemplares de algumas espécies como: cidreira, alecrim, hortelã, tomilho, lavanda, losna, poejo, salsinha, citronela e anador.
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Foto: Divulgação