A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza de 11 a 15 de agosto (segunda a sexta) no Museu da Imagem e do Som a Mostra Cinema Boliviano. As exibições acontecem sempre às 19 horas, são gratuitas e fazem parte do projeto CineMIS.
A mostra conta novamente com a parceria do Grupo Folclórico Boliviano T´ikay, Projeto Literatura e Cinema nas Escolas, Grupo de Pesquisa Linguagens em Fronteiras / CNPQ e da Associação de Professores de Espanhol de Mato Grosso do Sul, com a colaboração das professoras Ingra Lidia F. Padilha (Uniderp) e Suzana Mancilla Barreda (UFMS/CPAN).
As exibições celebram a independência da Bolívia (comemorada em 6 de agosto) e são uma excelente oportunidade de conhecer a sétima arte do país vizinho, considerando que as produções fílmicas bolivianas possuem trajetória conhecida em outros continentes, porém pouco divulgadas no circuito sul-mato-grossense.
O CineMIS apresentará na Mostra uma programação de produções com temáticas voltadas ao meio ambiente e questões sociais na Bolívia, como o conflito pelas águas e o problema do alcoolismo.
Um dos destaques é o premiado longa “Conflito das Águas”, que trata de distúrbio ocorrido em Cochabamba em 2010. Outro é “Zona Sur”, que apresenta os conflitos sociais entre grupos distintos da sociedade boliviana. E, por fim, o filme mais premiado da mostra, “Cemitério de Elefantes”, que aborda a questão do alcoolismo por meio do drama de um personagem que se entrega à bebida num antigo hotel.
As exibições são uma oportunidade para o público conhecer as nuances da cultura boliviana através da cinematografia selecionada. Na abertura, logo após a exibição do curta-metragem “A Avó Grilo: O mito da dona da água” será realizado um debate direcionando as discussões para os filmes que serão exibidos ao longo da semana.
"A cultura boliviana é muito rica e de valor inestimável, sendo muito presente em nosso Estado não só pela sua força e pela posição geográfica privilegiada que ocupamos, mas também pelo importante trabalho de pessoas e grupos diversos, como a Suzana, a Ingra e o Grupo T´ikay. A Mostra Cinema Boliviano, dentro do Projeto CineMIS, apresenta um olhar contemporâneo sobre esta cultura e oferece ao público em geral a oportunidade de conhecer produções audiovisuais de grande qualidade, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento em Mato Grosso do Sul", afirma Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura.
Confira as sinopses e a programação:
12 de agosto (terça-feira) – Conflito das Águas - Baseado na Guerra da Água, ocorrida em Cochabamba (Bolívia), 2000. O filme conta a história de Sebastián e Costa, um diretor e um produtor que querem fazer um filme sobre Cristovão Colombo. Enquanto rodam o filme, em Cochabamba ocorre uma revolta popular contra a privatização do sistema de água da cidade a uma multinacional. Quinhentos anos depois de Colombo, paus e pedras se enfrentam de novo frente ao aço e pólvora de um exército moderno. Só que desta vez não lutam pelo ouro, mas sim pelo mais simples dos elementos vitais: a água. Passado e presente, ficção e realidade se misturam. (También la lluvia, Dir. Icíar Bollaín, Drama, 103 min, 2010). Prêmios: Treze indicações ao Goya (importante prêmio Espanhol) – inclusive a Melhor Filme – ganhou em três categorias: Melhor Trilha Sonora, para Alberto Iglesias, parceiro frequente de Pedro Almodóvar e já três vezes indicado ao Oscar, Direção de Produção, Ator Coadjuvante para Karra Elejalde, indicado ainda ao European Film Awards e premiado na mostra Panorama do Festival de Berlim.
Serviço
Todas as sessões são gratuitas, têm início às 19 horas e exibirão os filmes em idioma original e com legendas em espanhol e português. As exibições acontecem de 11 a 15 de agosto (segunda a sexta-feira) e são gratuitas.
O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. Para maiores informações sobre a programação do museu acesse www.mis.ms.gov.br. O e-mail do MIS émis@fcms.ms.gov.br. Telefone: (67) 3316-9178.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mato Grosso do Sul adota aplicação da 'dose zero' contra sarampo para reforçar proteção em bebês

Segurança viária ganha reforço: Detran de MS cria equipe de patrulheiros motociclistas

Liderança também protege:
