O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (28) a Pesquisa de Serviços de Hospedagem 2011, que mostra um raio-X do setor hoteleiro nas Capitais brasileiras. Campo Grande aparece com o oitavo menor número de leitos, 5.280 distribuídos entre 99 estabelecimentos, entre hotéis, pousadas, motéis, pensões e albergue.
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio MS), Edison Ferreira de Araújo, lembra que o desafio para o trade turístico da Capital não é só aumentar a oferta de leitos, mas garantir a ocupação dos mesmos para que os investimentos se tornem viáveis.
Segundo ele, é fundamental que haja uma agenda para o turismo de eventos, que é a principal modalidade em Campo Grande. "Ainda que apesar de receber muitos viajantes que vão conhecer o Pantanal e Bonito, a Capital ainda oferece poucos atrativos para visitantes, um cenário que pode se modificar com investimentos públicos em equipamentos como, por exemplo, a instalação do Aquário do Pantanal, museu da Esplanada Ferroviária e Centro de Belas Artes", afirma.
Mas a principal atração para a rede de hotelarias da Capital é o turismo de eventos, daí a necessidade de espaços para realização como Centros de Convenções. “Ouvindo agentes do trade turístico percebemos que faltam ainda ações coordenadas na captação de eventos para a Capital, especialmente para o primeiro semestre, uma vez que, tradicionalmente, há um acúmulo de eventos no segundo”, finaliza Edison.
Helton Verão
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS