Menu
Busca quarta, 12 de agosto de 2026
Educação

Governo preserva história da escola Maria Constança

31 maio 2012 - 10h43 Por Markito

Conhecida como “a escola projetada pelo Niemeyer” e responsável pela formação básica de gerações de campo-grandenses em quase seis décadas de funcionamento, a Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado acaba de passar por uma reforma. A obra conciliou melhorias e preservação, uma necessidade legal considerando que o prédio é tombado como patrimônio histórico de Mato Grosso do Sul.

Com dança, poesia e música, a atual geração de estudantes e alguns antigos remanescentes do antigo “Colégio Estadual Campo-Grandense” se uniram para festejar as melhorias, em cerimônia inaugural com a presença do governador André Puccinelli, da secretária de Estado de Educação, Nilene Badeca, direção, professores, e representantes da Associação de Pais e Mestres e da Associação Campo-grandense de Professores.

O Estado investiu R$ 148,5 mil de recursos próprios para restaurar instalações elétricas, hidrossanitárias e realizar a pintura da unidade escolar. “Fizemos com a parceria da APM, por meio de um convênio que repassa os recursos e que diminui a burocracia e os custos”, disse o governador André Puccinelli. “A reforma só ocorreu por causa dessa parceria da APM com a SED. O prédio está acolhedor, bonito, e chama a atenção”, completou a secretária Nilene.

Além do investimento estrutural, André reafirmou que a meta do governo é continuar com as ações de valorização de profissionais do magistério e dos administrativos da Educação. “Já elevamos o salário dos professore do sexto do País para o terceiro melhor, e para os administrativos concedemos desde 2007 72% de aumento”, exemplificou. Para o governador, tão importante quanto as condições das escolas é necessário a “valorização dos que trabalham para garantir o estudo da criançada”.

Mariana Anjos / Com Informações Notícias MS

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: