Menu
Busca segunda, 10 de agosto de 2026
Educação

IFMS oferta 465 vagas em cursos da Rede e-Tec

11 dezembro 2013 - 12h00 Por Leide Laura Meneses/Com informações da assessoria

 O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta quarta-feira, 11, seleção para 465 vagas em cursos técnicos a distância, oferecidos por meio do programa Rede e-Tec Brasil, do Ministério da Educação (MEC).


As vagas são distribuídas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas.


A inscrição é gratuita e pode ser feita entre os dias 2 e 17 de janeiro, exclusivamente pela internet. O único requisito é que o candidato tenha concluído o ensino médio até a data da matrícula.


O edital com todas as regras do processo seletivo está disponível no site www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Cotas – Metade das vagas é destinada aos candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Desse total, o IFMS reserva um percentual de vagas a estudantes que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e, também, aos que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas.


A opção como “Beneficiário de Ações Afirmativas” deverá ser informada na inscrição.

Seleção – Será feita por meio de sorteio eletrônico, no dia 22 de janeiro, em local e horário a serem divulgados no dia 17 de janeiro.


O candidato não será obrigado a comparecer, mas é responsável por tomar conhecimento do resultado.


A previsão é que a os candidatos sejam convocados em primeira chamada no dia 31 de janeiro. A matrícula deverá ser feita entre os dias 5 e 7 de fevereiro.


e-Tec – O programa do MEC busca democratizar o acesso ao ensino profissionalizante com a oferta de cursos gratuitos na modalidade a distância.


Os cursos são semipresenciais, com aulas disponibilizadas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Moodle). Uma vez por semana, o estudante deve participar de encontros nos polos de ensino.


Vagas

Município

Polo

Curso

Total de Vagas

Aquidauana

Câmpus Aquidauana

Edificações (Sábado/Matutino)

    40

Manutenção e Suporte em Informática (Sábado/Matutino)

    40

Campo Grande

Câmpus Campo Grande

Automação Industrial (Sábado/Vespertino)

    40

Edificações (Sábado/Vespertino)

    40

Manutenção e Suporte em Informática (Sábado/Matutino)

    40

Polo Maria Eliza

Automação Industrial (Sexta-Feira/Noturno)

    35

Polo Moreninhas

Edificações (Sábado/Matutino)

    35

Corumbá

Câmpus Corumbá

Automação Industrial (Sábado/Vespertino)

    40

Manutenção e Suporte em Informática (Sábado/Matutino)

    40

Ponta Porã

Câmpus Ponta Porã

Manutenção e Suporte em Informática
(Quarta-Feira/Noturno)

    35

Três Lagoas

Câmpus Três Lagoas

Automação Industrial (Terça-Feira/Noturno)

    40

Manutenção e Suporte em Informática
(Sexta-Feira/Noturno)

    40

 

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: