Menu
Busca sexta, 19 de abril de 2024

Escolagov 20 anos: crescimento e posição estratégica tornam a instituição modelo de ensino

30 outubro 2020 - 12h19Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
Na semana em que completou 20 anos (27), o diretor-presidente da Escolagov, Wilton Paulino Júnior, destaca o trabalho do órgão na sociedade civil. Outros servidores relatam a competências funcionais dentro do espaço.

Com uma estrutura bem delineada que começa desde o Conselho Administrativo e vai até as divisões de cada coordenadoria, a Escolagov desempenha função estratégica dentro do Governo do Estado. A instituição cresceu muito ao longo de duas décadas e, hoje, conta com uma gama de serviços oferecidos, que são: pós-graduação; prêmio sul-mato-grossense de inovação na gestão pública; programa de capacitação do servidor público (educação continuada); entre outros.

No início dos anos 2000, quando iniciaram as atividades, o espaço era pequeno e não contava nem com uma dezena de funcionários. O servidor Victor Manuel Lopes Figueiras, assessor de Tecnologia da Informação, foi convidado pelo primeiro diretor-presidente da instituição, José Carlos Gomes, e é o único desde a primeira gestão. Ele, melhor do que ninguém, acompanhou o crescimento físico e educacional do local, além de ser o primeiro professor da instituição.

Conforme Victor, “os primeiros cursos foram voltados para a área de informática, então nada melhor do que um técnico para poder dar essas aulas. Como eu tinha uma boa didática, ministrei cursos de softwares até a Escola de Governo criar uma estrutura de instituição para isso. Depois disso, foram feitas provas de aptidão para contratar pessoas de fora para dar aula, e assim começou a diversificar bastante o tipo de aula disponível para a necessidade do servidor público”.

No decorrer dos anos, a Escolagov mudou-se de sede no mínimo três vezes, permaneceu com a mesma legislação por 16 anos e contou com seis diretores-presidentes. Atualmente, pode-se notar que a instituição é referência a nível nacional, isso se dá através do processo que foi construído desde a primeira gestão, independente das realidades vividas. A diretora de Educação Continuada, Silvana Maria Marchini Coelho, descreve a fórmula por trás dos bons resultados que estão sendo colhidos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS
Competitividade: Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com melhor taxa de investimentos
Dia dos Povos Indígenas: Fernando é o 1º promotor de Justiça sul-mato-grossense de origem indíg