Menu
Busca domingo, 08 de dezembro de 2024

Centro de Equoterapia da PM vai realizar competição

12 setembro 2014 - 11h19Por Mariana Rodrigues/Informações Notícias MS

 O Centro de Equoterapia da Policia Militar de Mato Grosso do Sul (CEQUO/PMMS), realiza nos dias 12 e 13 de setembro a 7ª Edição da Paraolimpíada de Hipismo Adaptado e o V Concurso de Salto Estadual da Federação Sul-Mato-Grossense de Hipismo (FSMH) que se estenderá até domingo (14). A abertura do evento será às 8h desta sexta-feira (12) e contará com a presença de autoridades civis e militares.

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

Seguindo o raciocínio acima, a interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima que proporcionam mudanças radicais no praticante e consequentemente nas famílias envolvidas.

A Equoterapia é uma atividade conceituada pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande-Brasil) como ‘método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação’, o qual busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. A atividade é reconhecida pelos Conselhos Federais de Medicina e Terapia Ocupacional desde 1997 e 2008, respectivamente.

Em Campo Grande são realizados cerca 120 atendimentos semanais a portadores de necessidades especiais, em sua maioria pessoas carentes. Apenas os praticantes que desenvolvem atividades equoterápicas na entidade participarão das disputas esportivas e receberão suas premiações.

O Centro de Equoterapia da PPMS está localizado na Avenida Lima Félix, nº 174, Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Governo de MS segue planejamento contra incêndios com novos equipamentos e capacitação no Imasul
Com projeto robusto, Rota da Celulose tem expectativa
HRMS oferece curso online para aprimorar atendimento a mães e recém-nascidos
Casa do Artesão realiza campanha natalina para valorizar o artesanato sul-mato-grossense