Menu
Busca sábado, 05 de setembro de 2026
Geral

Natal: Nascimento de Jesus é celebrado por diferentes religiões

24 dezembro 2011 - 05h38 Por Markito

No dia 25 de dezembro, data em que é comemorado o nascimento de Jesus, tradicionalmente acontecem encontros e confraternizações. As pessoas se reúnem com parentes e amigos que não vêem há muito tempo em clima de esperança e renovação. Independente de religião, a data é celebrada com muita alegria. 

A adventista Adeline Fernanda herdou a religião da família e conta que costuma passar o Natal na Igreja. “A gente faz um culto especial frisando o nascimento de Jesus. Cada família fica responsável em levar um prato. Este ano, vamos levar salgado, refrigerante e frutas”, explica.

Ela lembra que, no ano passado, o Natal foi comemorado no sábado, por isso, a programação foi mais extensa. “Como o sábado é um dia especial para nós adventistas, em que rezamos e fazemos trabalho comunitário, no dia do Natal, ficamos o dia todo na Igreja, teve cultos, filmes e outras atividades”.

No caso dos espíritas, não há uma reunião ou culto especial. “Somos cristãos, acreditamos em Jesus, mas não fazemos nada específico. Mas é claro que é sempre bom estar reunido com a família nesta noite”, explica Gustavo de Deus, que é espírita.

Ele ressalta que o clima natalino faz com que as pessoas fiquem cheias de boas intenções, sejam educadas e renovem seus pensamentos. “Nessa época as pessoas se lembram desses sentimentos, mas seria muito bom se fosse assim o ano inteiro”, conta.

Já Marcos Ribeiro acredita em Deus, mas não se considera adepto de nenhuma religião. No entanto, a família dele é evangélica. ”Geralmente, por volta das 23 horas, eles se reúnem na Igreja e quando chega a meia noite, começa a ceia com um pouco do que cada um levou”. Ele mora em Campo Grande e quando chega o Natal costuma viajar com a esposa e o filho para Nova Andradina. “Este ano não deu para ir no Natal, então, vai ficar só a gente mesmo, mas vamos no Ano Novo”, garante.

Para os católicos, o Natal é a data mais importante do ano. O padre Wagner Galvão conta que a preparação para o Natal é muito importante para renovar a fé em Jesus Cristo e alimentar a esperança de ser um cristão melhor. Além disso, com a missa e a reunião em família as pessoas percebem que mesmo com as diferenças dá para viver unido.

“O menino Jesus é tão sagrado que ele toca o coração daquelas pessoas mais insensíveis, por isso que o Natal é uma festa que mexe com todas as religiões, com todas as pessoas, mesmo com aqueles que se dizem ateus”, completa Galvão.

Adriana Oliveira 

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: