Menu
Busca sexta, 04 de setembro de 2026
Geral

TRE-MS realiza exposição em Shoppings de Campo Grande

15 agosto 2012 - 12h27 Por Mariana Rodrigues/Com informações da assessoria

 Nos próximos dias 17, 18 e 19 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TER-MS) promove um exposição para comemorar os 80 anos da Justiça Eleitoral no Brasil. As atividades serão desenvolvidas das 10h às 22h no Shopping Campo Grande. Nos dias 7 e 9 de setembro a exposição estará no Shopping Norte Sul Plaza no mesmo horário.

O evento contará com a divulgação da história da Justiça eleitoral, e também, atividades pedagógicas destinadas ao público infantil e execução de serviços como a emissão da segunda via do título de eleitor, consultas aos locais de votação e treinamento com urnas eletrônicas.

Justiça Eleitoral: 80 anos de história

Em 1932, o primeiro Código Eleitoral criou a Justiça Eleitoral com a tarefa de realizar todos os trabalhos eleitorais. E já em maio do mesmo ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi instalado no Rio de Janeiro. Mas ainda havia muito trabalho a ser feito.

Em 1937, esses trabalhos foram pausados, para serem retomados em 1945, quando a experiência democrática foi inaugurada no país. No entanto, a Justiça Eleitoral não começava do zero naquela época. Um passo importante tinha sido dado em 1932: a construção do conceito de voto individual.

Para garantir que cada voto signifique a vontade de um único indivíduo, foram criados sucessivamente diversos instrumentos: cabines indevassáveis, sobrecartas e cédulas oficiais, recadastramento eletrônico de eleitores, informatização do voto até a identificação biométrica.

O direito ao voto foi ampliado. Desde 1988, ele é garantido a qualquer indivíduo, independentemente de gênero, orientação sexual, grau de instrução, credo, cor, opção política ou condição física. Desta forma, é motivo de orgulho para a Justiça Eleitoral a comemoração dos 80 anos da criação de um ramo especializado do judiciário, que tem o objetivo de cuidar dos eleitores, dos candidatos e dos seus votos.

 

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: