Menu
Busca segunda, 31 de agosto de 2026
Geral

A Defesa Civil alerta para o uso de protetores e bloqueadores solares

5 dezembro 2013 - 15h30 Por Leide Laura Meneses/Com informações da assessoria

 Dados da Estação Meteorológica da UNIDERP, Campus III, dão conta de que os próximos dias da primeira quinzena do mês de Dezembro, os índices de raios ultravioletas estarão variando entre a classificação “alta” e “muito alta” com algoritmo máximo (índice UV = 14).

A radiação ultravioleta, conhecida com UV, faz parte da luz solar que atinge nosso planeta e é essencial para a preservação do calor e a existência da vida, no entanto em função de buracos na camada de ozônio, estamos expostos a esta radiação sem qualquer proteção. Sem a camada de ozônio, os raios UV podem causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento cutâneo precoce, e até câncer de pele.

Para se proteger e se prevenir a COMPDEC faz as seguintes recomendações:

  • Protetor solar não confere proteção absoluta contra queimadura ou câncer de pele;
  • Reduza o tempo de exposição à radiação e evite exposição entre às 11h e 16h (horário de verão);
  • Escolha um protetor solar com pelo menos FPS – 15 (fator de proteção solar) e lembre-se que seu espectro de proteção é de no máximo duas horas;
  • Aplique o protetor 30 minutos antes de se expor e reaplique a cada duas horas;
  • Para quem trabalha ao sol, cubra-se: use calças, camisas de mangas compridas, chapéu de aba larga e óculos escuros de boa qualidade;
  • Superfícies de concreto e água fazem os raios refletirem diretamente sobre a pele;
  • Ensine as crianças a se protegerem do sol desde cedo, expondo-as apenas em horários favoráveis (até às 11h e após às 16h), sempre usando foto protetores;
  • Mesmo em dias nublados, sob água ou através dos vidros dos carros com as janelas fechadas, a radiação solar está presente.

 

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: