Menu
Busca segunda, 31 de agosto de 2026
Geral

Estudo: banda larga é usada por 55% dos internautas em casas no Brasil

19 dezembro 2013 - 14h20 Por Leide Laura Meneses/Fonte: UOL

 Uma pesquisa divulgada pelo Nielsen Ibope aponta que 55% dos 76,6 milhões de internautas brasileiros utilizam conexões de banda larga em suas residências. O número equivale a 42,6 milhões de pessoas. Os dados com base no mês de outubro deste ano foram divulgados nesta quinta-feira (19) pela consultoria.

O instituto considera como banda larga as conexões com velocidade acima de 2 Mbps (Megabits por segundo). Em um ano, o aumento do número de pessoas com acesso residencial nessa faixa foi de 30%. Em quatro anos, o crescimento foi de mais de 2.000%.

De acordo com o Nielsen Ibope, a faixa entre 512 Kbps (Kilobits por segundo) e 2 Mbps tem mantido o nível de cerca de 25 milhões de pessoas com acesso.

Já a faixa de menor velocidade, abaixo de 512 Kbps, está com cada vez menos usuários.

De um total de cerca de 30 milhões de pessoas com acesso em 2009, o grupo com menos de 512 Kbps caiu para quase 5 milhões em 2013.

Mais tempo conectados


Do total de 76,6 milhões de pessoas que moram em domicílios com acesso à internet, cerca de 46,7 milhões foram usuários ativos em outubro.

Apenas 17% dos internautas ativos – aproximadamente 8,1 milhões – usam conexões com velocidade superior a 8 Mbps.

Esses usuários, no entanto, passam mais tempo online e acessam uma média maior de páginas de internet. Em outubro, o usuário com mais de 8 Mbps abriu, em média, 1.465 páginas de internet por um tempo total conectado de mais de 40 horas no mês.

ACESSO DOMICILIAR: VELOCIDADE E DISTRIBUIÇÃO

Velocidade da conexão

Pessoas com acesso (usuários ativos ou não)

Distribuição do acesso

até 128Kbps

706 mil

1 %

128Kbps - 512Kbps

4,9 milhões

7 %

512Kbps - 2Mbps

27 milhões

36 %

2Mbps - 8Mbps

29 milhões

38 %

Acima de 8Mbps

13 milhões

17 %

 

 

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: