Menu
Busca sábado, 29 de agosto de 2026
Geral

Semana do Índio da OAB/MS debate a importância do esporte para povos indígenas

22 abril 2014 - 17h00 Por Mariana Rodrigues/Informações Assessoria

 A relevância do esporte na manutenção da cultura e dos costumes dos povos indígenas é o tema da V Semana do Índio da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), que será realizada entre os dias 24 e 26 de abril. O evento organizado anualmente pela Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (COPAI) contará com palestra dos fundadores dos Jogos Indígenas, Marcos Terena e Carlos Terena.

Com o tema “O esporte como reconhecimento da cultura e tradição dos povos indígenas”, Marcos Terena e Carlos Terena falam sobre a criação dos jogos indígenas no Brasil e os jogos mundiais. Criado em 1996, a competição já reuniu mais de 150 povos indígenas brasileiros disputando modalidades como arco e flecha, cabo de guerra, canoagem e corrida com tora. Na V Semana do Índio, o futebol foi o esporte escolhido para celebrar os povos indígenas. 

Para o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, os povos indígenas têm nas competições esportivas a celebração de suas tradições. “Há que se perpetuar os costumes dos povos indígenas, e o esporte é o meio ideal para isso, por sua capacidade de integração e celebração”, destacou. 

A Semana do Índio discute também a história dos povos, em sua palestra de abertura, e debate a violência à mulher indígena. Haverá ainda feira de artesanato, danças, culinária e exposição do filme Xingu. De 24 a 26 de abril, o evento será realizado na sede da OAB/MS, à avenida Mato Grosso, 4700, em Campo Grande.

Programação

24/abril 

18h30 – abertura

18h45 – palestra “O índio na história” - Neimar Machado de Sousa (doutor em História, professor da UFGD)

25/abril

18h30 – palestra “O esporte como reconhecimento da cultura e tradição dos povos indígenas: a criação dos Jogos Indígenas no Brasil e os Jogos Indígenas Mundiais” - Marcos Terena e Carlos Terena (fundados dos Jogos Indígenas)

19h30 – palestra “A violência à mulher indígena” - Ana Lara de Castro (promotora)

26/abril

9h – Celebração do encerramento da Semana com partida de futebol indígena

Feira de Artesanato

Dança Indígena

Culinária Indígena

10h30 – Exposição do filme Xingu

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: